PROJETO DE LEI N° 95/05

 

 

 

Denomina PROFESSOR MILTON CUNHA o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Messejana – CEJA de Messejana, no município de Fortaleza – Ce.

 

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

 

D E C R E T A:

 

Art. 1°. Fica denominado Professor Milton Cunha o estabelecimento educacional da SEDUC – Ce, situado à Rua Padre Pedro de Alencar, 328, Bairro de Messejana, no município de Fortaleza – Ce.

 

Art.   2º. Esta Lei em vigor na data de sua publicação.

 

Art.   3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

 

Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, aos 17 de junho de 2005.

 

 

 

Deputado FERNANDO HUGO

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

 

Justificar o pedido de adoção de um nome para uma Instituição Educacional é missão que nos gratifica pelos méritos do indicado.

É o que fazemos com o devido respeito a sensibilidade existencial de um ser humano que  evitava as homenagens merecidas pela folha de serviços prestados à sociedade, ao palmilhar os caminhos da vida. Mesmo infenso às homenagens a recebia com humildade o que justificava aquela atitude.

Falamos do educador emérito, Professor MILTON CUNHA, nome que propomos para o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Messejana – CEJA de Messejana, fundado e dirigido por seu neto João Milton Cunha de Miranda que seguindo as suas trilhas, no magistério, tem o mesmo devotamento à causa da educação, reafirmada com a maior pontuação nos últimos concursos realizados pela Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará e a sua eleição com 97% dos votos válidos pela comunidade escolar. É que mesmo sendo formado em Direito, no seu currículo consta as anotações: Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação Brasileira, Especialista em Gestão Escolar, AIDS e Drogas, Avaliação Educacional e Reabilitação Cardíaca.

Milton Bezerra da Cunha foi Professor de Etnografia, Etnologia e Antropologia da Universidade Estadual do Ceará, contava ainda com formação em odontologia e a de Oficial do Exército, Priorizava suas atividades no magistério e a produção de conhecimento acadêmicos, publicou o livro “Etnografia e Etnologia do Brasil”, além de outros artigos, monografias e teses sobre o assunto.

Dedicou mais de 30 anos ao ensino e pesquisa das Ciências de sua especialidade na UECE, especialmente ao estudo das etnias brasileiras, estimulando o respeito ao índio, opção alimentada pelos ideais de Paul Harris, como um dos fundadores do Rotary de Fortaleza – Alagadiço, suscitando sentimentos fraternos e humanitários de servir ao próximo.

Foi pioneiro na prática de Yoga no Ceará, e depois de vários estudos holísticos e viagens à Índia, China, Japão, Estados Unidos e Europa, a introduziu em inúmeros cursos ministrados para várias camadas sociais, inclusive sacerdotes, médicos, professores,  e de modo geral, para aqueles interessados em melhor qualidade de vida.

Seu entusiasmo pelo magistério oportunizou sua família a dedicar-se aquela missão que abraçou, com a opção do seu primeiro filho Zé Milton, o grande Jogador de Futebol de Salão, Técnico do BNB, Professor da UECE e da UNIFOR, falecido em 1976; George Washington, Diretor do Instituto do Coração – INCOR em São Paulo; Marcus Cunha, médico especialista em Cirurgia Plástica e Preceptor dos residentes do Hospital Geral de Fortaleza e Kélia, Professora de Educação Física da UECE. Além do neto João Milton, Professor da UVA e Diretor do CEJA de Messejana.

Em parceria com a esposa Cyra Montezuma da Cunha, pedagoga, Orientadora Educacional e jornalista tornou o seu lar um local de culto à educação, o que justifica plenamente seu nome encimar o pórtico do CEJA DE MESSEJANA, esta grande Instituição Pública de Ensino para Jovens e Adultos que contribui de maneira admirável para a grandeza do ser humano e do Ceará.

 

 

 

Deputado FERNANDO HUGO