PROJETO DE LEI Nº 81/2003

Concede o Título de Cidadã Cearense a DENISE TEIXEIRA DUMMONT.

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará decreta:

 

Art. 1º - Fica concedido a Denise Teixeira DUMMONT, brasileira, natural do Rio de Janeiro, nos termos da Lei Nº 12.510 de 06-12-95, o Título de Cidadã Cearense.

Art. 2º - A. presente lei estará em vigor na data de sua publicação.

 

Sala das sessões, 19 de maio de 2003

Dep. José Guimarães

Líder do PT do ALEC

JUSTIFICATIVA

Denise Teixeira Dummont é atriz e produtora, nascida no Rio de Janeiro, em 14-05-1955, filha de Humberto Teixeira e Margarida Polis, casada e mãe de dois filhos, Diogo e Isabela.

Há dois anos decidiu, juntamente com Ana Jobim, Oliveira Hime, Chico Buarque, Fagner e Lírio Ferreira, resgatar a vida e a obra do seu pai, o grande compositor cearense Humberto Teixeira.

Mais conhecida artisticamente como Denise Dumont, sempre sonhou resgatar suas origens de filha de nordestino, procurando divulgar no exterior, onde mora há 15 anos, a arte e a cultura do Nordeste brasileiro, tão bem representado por seu pai em suas composições, que se imortalizaram pela beleza melódica e pela visão realista da vida do nordestino.

Como realização deste sonho, Denise e outros grandes compositores e artistas do nosso país criaram um projeto no Rio de Janeiro, representado por dois produtos.

Por que cidadã cearense? Em primeiro lugar, porque é filha única de Humberto Teixeira, cearense ilustre, e que também possui nas veias o talento herdado do pai para a vida artística e cultural e que deseja ardentemente ser nordestina, cearense. Mesmo não tendo nascido aqui, tem o coração plantado, profundamente ligado a esta terra.

Em segundo lugar, porque ao fazer o CD "Doutor do Baião" e o documentário "O Homem que Engarrafava Nuvens", irão repetir e valorizar o talento e a obra de seu pai, para os quais, até hoje ainda não era dado o devido valor, a não ser pelas pessoas da região Sul do país. Desta forma, mesmo não sendo cearense, age como verdadeira filha do Ceará valorizando a arte de alguém, não por ser seu pai, mas por tratar-se de um artista que levou o nome e a música do nosso Estado, do Nordeste e do Brasil para todo o mundo.

Dessa forma, nada mais justo do que conceder o título de cidadã cearense para uma mulher que se preocupa em resgatar os valores, a cultura e a música de um povo que apenas lhe deu a origem paterna, mas que lhe traz guardado o amor e sua paixão.

Sala das Sessões da Assembléia Legislativa, aos 19 de Maio de 2003.

Deputado José Guimarães

Líder do PT da ALEC