PROJETO DE LEI Nº 8/2003
Denomina de Monsenhor Luís Ximenes o Ginásio Poliesportivo localizado à Rua Francisco Martins Filho, em Santa Quitéria-CE.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
D E C R E T A:
Art. 1º. Fica denominado de Monsenhor Luís Ximenes o Ginásio Poliesportivo localizado à rua Francisco Martins Filho em Santa Quitéria – CE.
Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.
Paço da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, 13 de fevereiro de2003.
Deputado Valdomiro Távora
2º Secretário
JUSTIFICATIVA
A presente proposta tem por objetivo homenagear o Monsenhor Luís Ximenes Freire, denominando o Ginásio Poliesportivo de Santa Quitéria com o nome desse grande poeta dos trens, homem de fé, sabedoria e humildade.
Nascido na cidade de Camocim-Ce, em 05 de novembro de 1924, o Monsenhor Luís Ximenes Freire, filho de Raimundo Freire da Silva e Maria Ximenes. com 15 anos de idade matriculou-se no seminário Diocesano São José de Sobral, no dia 08 de fevereiro de 1940, recebendo a batina, com mais outros candidatos, na capela do seminário diocesano de Sobral, à noite, em solenidade presidida pelo revmº Sr. Pe. José Osmar Carneiro - Reitor do Seminário Diocesano de Sobral.
O Monsenhor Luís Ximenes Freire, estudou no Seminário Arquidiocesano o chamado seminário da Prainha em Fortaleza, concluindo todo o curso com brilhantismo, onde recebeu o Presbíterato das mãos de Dom José Tupinambá da Frota, na Igreja Catedral de Sobral, em30 de novembro de 1952, juntamente como Pe. João Batista Ribeiro, Pe. José Prado Ponte, Pe. Raimundo Cleano Moreira.
Celebrou a 1ª Missa dia 03 de dezembro de 1952, na Igreja Matriz Nosso Senhor do Bonfim, em Crateús, onde residiam seus pais. Foi um acontecimento memorável, de beleza expositiva, revestida de muita alegria, carinho e entusiasmo, na verdadeira significação destas palavras.
Após a ordenação foi nomeado pelo ilustre Bispo de Sobral revdmº Dom José Tupinambá da Frota, para desenvolver o seu sacerdócio, como vigário da Paróquia de Santa Quitéria.
Com a sua chegada, dia 05 de janeiro de 1953, às 17 horas, foi alvo de grandes manifestações e apreço por parte dos filhos de Santa Quitéria, que numa recepção calorosa confirmaram o desejo e a convicção de uma esperança que há muito sonhavam na pessoa do novo pároco, no caso o Monsenhor Luís Ximenes.
Pela educação, prática de vida e experiência, conseguiu o nosso homenageado o perfeito domínio de si mesmo, ajudado pela ação externa de uma família bem formada.
Pela retidão de seu comportamento junto em si os beneficio que traz a conduta repleta de equidade equanimidade, simples, sincero e firme de ânimo, venceu com resignação todos o s óbices que lhe surgiram a cada dia na vida.
Dotado de um preparo intelectual, moral e religioso, Monsenhor Luís Ximenes, realizou-se na sua vocação especial – a de ser padre.
A palavra do Monsenhor Luís Ximenes em qualquer ambiente era acatada e seguida, pois, significativa a voz de um homem de visão, armado de competência e experiência. Foi ele um orientador da opinião pública, agindo como valioso apoio da comunidade.
Com o passar dos tempos, confirmou-se também como homem de letras, produzindo verdadeiras pérolas literárias, de aprimorado lavor em prosa, em versos e em quadras.
Era orador, escrito r poeta brilhante, produziu inúmeras vezes discursos memoráveis, firmando-se no conceito dos padres e intelectuais cearenses, como um perorador de grandes recursos, fluente, eloqüente e um estilista incomparável.
Faleceu em 4 de outubro de 1994, minutos depois de Ter celebrado o Santo Sacrifício da Missa para os seus paroquianos, na Igreja Matriz.
Seus restos mortais descansam o sono eterno ao lado direito do altar do Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Quitéria.
O Monsenhor Luíz Ximenes muito fez em vida pelas famílias e pelos jovens Quiterienses com seu exemplo de retidão, doação e humildade. Que esse Ginásio Poliesportivo possa ajudar a transformar os nossos jovens em homens e mulheres sadios, voltados para o esporte e para a família.
Deputado Valdomiro Távora
2º Secretário