PROJETO DE INDICAÇÃO.:15/04

 

 

 

“DISPÕE SOBRE  A OFERTA DE CURSOS DE XADREZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO ESTADO DO CEARÁ.”

 

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

 

 

DECRETA:

 

 

Art. 1º - O Poder Executivo poderá ofertar cursos de xadrez nas escolas públicas estaduais do Estado do Ceará.

 

Art. 2º - A Secretaria Estadual de Educação, deverá regulamentar a administração destes cursos, através do Programa Educacional Jogo – Arte – Ciência.

 

Art. 3º - A presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, aos 23 de abril de 2004.

 

 

 

Raimundo Macêdo

DEPUTADO ESTADUAL

 

 

 

J U S T I F I C A T I V A

 

 

 

Nos primeiros anos da vida do homem a atividade central manifesta é o jogo, sendo notáveis os conceitos que assim aprende. Numa brincadeira de carrinho, por exemplo, utiliza planos inclinados, velocidade, atrito, etc.., coisas que tardará a aprender na escola.

Segundo Piaget, a partir dos 7 anos a criança pode jogar atendo-se a regras ou  normas, abandonando assim a arbitrariedade que seu jogos possuíam até então. Estes jogos de regras tem importante papel socializante, uma vez que forçam a adaptação a um código comum auxiliam a aceitar pontos de vista dos demais, limitam sua próprias liberdades em favor da dos outros, e a criança aprende a discutir, compreender e ceder.

É importante entender o significado do jogo para o adulto e para  criança é distinto. Enquanto que para o adulto é uma diversão ou passatempo a criança compromete toda sua personalidade, lutando e esforçando-se para realizar o que deseja, num processo semelhante ao que ocorrerá em seu trabalho na vida adulta.

O potencial educativo dos jogos não tem sido explorado em sua total potencialidade pelos pedagogos.

“Desde tempos imemoriais os torneios tem sido mestres dos homens. Desde  há muito, antes mesmo que houvesse algum vestígio de pensamento científico, o homem aprendeu mediante o jogo como atuar de acordo com um Plano”.

O jogo de xadrez, como auxiliar na Educação, visa principalmente:

·         Formar um pensamento organizado e desenvolver uma imaginação  criadora capacitada a um uso construtivo, dando condições ao futuro adulto de vencer as dificuldades da vida, condições que um simples comunicar de conhecimentos não proporciona.

·         Ensinar xadrez a alunos de Ensino Fundamental, visando auxiliar a Escola a desempenhar suas funções de educar e desenvolver a personalidade dos alunos.

Na Alemanha Ocidental, durante vários anos, os pedagogos observaram o desenvolvimento comparativo de grupos infantis que jogavam ou não xadrez, tendo em conta os resultados escolares expressos nas notas e concluíram:

1 – O xadrez está excelentemente adaptado para estimular a atividade e estabilizar a personalidade dos alunos durante seu crescimento, contribuindo ainda por seu elemento de competição (e as aptidões e conhecimentos necessários para o êxito) a libertar os fatores da personalidade decisivos. Ajuda particularmente a ultrapassar as crises de instabilidade da puberdade.

2 – A profunda lógica que requer o jogo do xadrez favorece o pensamento lógico em geral e tem uma influência positiva sobre os resultados escolares, em particular matemática.

3 – Há diferença evidente ( especialmente notada quando os alunos de uma turma paralela seguem xadrez) em tenacidade, vontade, concentração e memória.

Fundada em 1973, na Inglaterra, a Sociedade para Ensino do xadrez desenvolve uma grande e produtiva atividade, publicando material e auxiliando as escolas a implantá-lo, concluindo I. Vesselo, o 1º Secretário Geral da Sociedade:

 

1- Muitas crianças preferem coisas concretas em lugar de idéias.

2- Uma ampla aceitação do xadrez nas escolas como recreação intelectual seria uma obra de benefício nacional e um estímulo à natureza intelectual.

3- O poder de concentração, a habilidade em realizar um plano adaptado e realizado no tabuleiro pode  ser utilizado com vantagens no jogo, muito mais importante, da vida.

4- A previsão, acompanhada pela capacidade competitiva deve servir para abrir a porta à razão.

Na França, alguns estudos foram eleitos, para introduzir nas escolas, e Georges Ronald e Victor Rahn dão uma conclusão:

·         O enxadrista adquire rapidez, decisão e espírito de responsabilidade porque cada movida que faz repercute no futuro.

Mesmo sendo superficialmente fascinante, não há, em nosso sistema educacional, preocupação  em ensinar aos jovens como devem encarar um dia as responsabilidades em suas vidas, nem como o êxito de sua carreira estará condicionado por suas rápidas decisões.

Na Alemanha Federal, o Estado de Bremem introduziu o xadrez nas escolas primárias como matéria optativa alegando a necessidade de oferecer aos alunos uma ocupação agradável, útil e de interesse durante o tempo livre.

A opinião do supervisor de ensino, pedagogo Dr. Rehberg, é de que:

·         Jogando xadrez modelam-se as qualidades necessárias para a vida de um ser humano, qualidades como raciocínio, tenacidade, espírito de invenção, conseqüência e outras.

·         Este jogo tranqüiliza e oferece alegrias.

De outros países que tem vasta experiência no ensino de xadrez, como Rússia, Iuguslávia, Cuba, Suécia, Espanha não pode obter informações maiores dos resultados obtidos.

Países que iniciam um processo de ensino xadrez escolar na América são: Argentina, Venezuela e México.

Estados Unidos e Canadá têm xadrez principalmente nas universidades.

“È bem conhecida a característica que possui o jogo de xadrez de desenvolver e melhorar as faculdades criativas e de raciocínio lógico - dedutivo das mentes em formação. A sua prática traz como principal benefício, à criança,  o aumento de sua capacidade de racionalização dos problemas inerentes a todas as áreas da atividade humana.

Alguns países europeus, reconhecendo a importância do jogo de xadrez  na formação plena da mente e da personalidade dos jovens, incluíram a sua prática nos currículos dos seus níveis de ensino primário.

Por outro lado, o histórico  em vários clubes de xadrez no Brasil demonstra que seus sócios, de modo geral:

·         Passam no vestibular na primeira tentativa;

     São bons alunos;

     São pessoas responsáveis nas obrigações que assumem;

    Apresentam espírito de liderança.

 

Dentro das metas do Governo de Lúcio Alcântara, preconizadas nas propostas de campanha é enfatizada estendida à constante preocupação com a qualidade de ensino.

Desse modo, indo de encontro à meta governamental ao viabilizar tecnicamente uma atividade de melhoria de cunho social como é o aumento da capacidade intelectual da população jovem do Ceará, o projeto em tela., dirigido em especial ás crianças, em muito contribuiria para a boa formação das mesmas, caso seja considerado viável, a deflagração de um Plano Piloto que vise, em um primeiro estágio, a aplicação de ensinamentos do jogo de xadrez em áreas circunscritas a alguns estabelecimentos de ensino e centros comunitários da Região Sul do Ceará no ano 2004.

O xadrez é considerado Jogo, Esporte  e Ciência. Jogo, pois aquele que não o conhecem atribuem vitória, derrota ou empate à sorte ou azar. Esporte, pois contém elementos de competição e de lazer. Ciência, pois o seu domínio exige estudos e aplicação.

Porém, para  aqueles que o conhecem, xadrez é também arte, onde o efeito estético e prático converge, produzindo obras imortais. Talvez esta a razão para que um dos maiores expoentes do xadrez brasileiro, o professor Demóstenes Dantas, tivesse a arte como profissão. Os grandes –mestres nos proporcionam grandes pinturas e esculturas, onde podemos ver somente a obra pronta, em suas partidas; podemos ver também os seus gênios criadores concedendo obra. Porém, as obras de xadrez são produzidas a duas mãos, por isso, seus melhores trabalhos foram realizados em partida contra outros artistas: alguns dos grandes nomes do xadrez brasileiro e mundial.

Talvez esta seja a verdadeira razão para a popularidade do xadrez. Através da competição o enxadrista deixa sua obra para os que virão.

Em síntese, o objetivo do presente projeto é proporcionar  aos jovens estudantes das escolas públicas estaduais, o aprendizado deste fantástico esporte, ciência, cultura, e arte. Tudo com o escopo de aprimorar a cultura e o raciocínio do jovem estudante cearense.

Não é uma imposição para o aprendizado do xadrez como se denota do anti -  projeto, porquanto as escolas públicas ficam obrigadas “a ofertar curso de xadrez”, ou seja, aprenderá aquele que se interessar por esta prática, com absoluta liberdade.

Outro, poderá a escola pública utilizar os recursos humanos nela já existentes sem aumentar suas despesas ( o xadrez pode ser ensinado por um professor de matemática ou educação física, etc...).

Acrescente-se que várias cidades do Ceará já oferece cursos de ensino do xadrez,(e de sua pedagogia), fator que facilita ainda mais a sua implantação nas escolas estaduais.

Afinal, como afirmava Goethe,  “o xadrez é ginástica de inteligência”.

 

 

 

Raimundo Macêdo

DEPUTADO ESTADUAL