PROJETO DE LEI Nº 73/07

 

 

Denomina de Anibal Viana de Figueiredo o Centro Odontológico/CEO de Crato.

 

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA  DO CEARÁ D E C R E T A:

 

Art. 1º Fica denominado de Aníbal Viana de Figueiredo o Centro Odontológico/CEO de Crato.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões, em 10 de abril de 2007.

 

 

SINEVAL ROQUE

DEPUTADO ESTADUAL

 

 

 

JUSTIFICAÇÃO

 

 

 

O Projeto de Lei que ora apresentamos para apreciação deste Plenário, visa denominar ANÍBAL VIANA FIGUEIREDO o Centro Odontológico/CEO da cidade  do Crato.

Aníbal Viana de Figueiredo nasceu na cidade do Crato, Ceará, no dia 03 de novembro de 1921, filho caçula entre os quatro filhos de José Alves Figueiredo, escritor e jornalista, e Emília Viana de Figueiredo. Seu pai foi prefeito do município no ano de 1926. Era um dos maiores charadistas do Brasil, publicando charadas em jornais de Portugal.

Da sua mãe, Aníbal aprendeu a conhecer o amor a Deus e ao próximo. Inteligente e dotado de espírito aberto, viveu plenamente aqui na terra.

Ainda jovem, ajudava seu pai, Zuza da Botica, na farmácia da família, junto com seu irmão farmacêutico José Alves de Figueiredo Filho.

Aníbal estudou no antigo Grupo Escolar Cratense, atualmente Escola Fundamental Dom Quintino; fez o curso ginasial  no antigo Ginásio do Crato, depois Colégio Diocesano. Passou dois anos no Colégio Liceu do Ceará, preparando-se para o vestibular de Odontologia, onde  ingressou conquistando o primeiro lugar. Simultaneamente ao ingresso  na Faculdade de Odontologia e Farmácia do Ceará, ingressou   no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exercito Brasileiro (C.P.O.R) de Fortaleza, saindo como Segundo Tenente da Reserva. Concluiu os referidos cursos no ano de 1944.

Retornando à cidade do Crato, foi diretor do Tiro de Guerra local por mais de 16 anos, sendo  homenageado por esta instituição em várias ocasiões.

No Crato, exerceu a profissão de Cirurgião-Dentista por mais de 60 anos, sempre com muita dedicação e competência. Foi um dos  mais conceituados Cirurgiões-Dentistas da cidade, tendo feito inúmeros cursos de aperfeiçoamento, participando de congressos, simpósios e jornadas científicas.

Em 1945, contraiu matrimônio com Maria Eneida de Figueiredo, filha de João Felipe Ribeiro da Silva e Hemelinda Ribeiro da Silva. Desta união tiveram oito filhos, 20 netos e três bisnetos. São seus filhos: José Ricardo de Figueiredo, Luiz Alberto de Figueiredo, Magali de Figueiredo

Esmeraldo, Maria de Fátima Figueiredo Siebra, Pimentel e Tatiana Figueiredo Siebra.

Anibal Viana de Figueiredo foi Vice-Prefeito da cidade do Crato, durante a administração do Prefeito Pedro Felipe Cavalcante, entre 1963 e 1967.

No ano de 1947 ingressou no Rotary da cidade, distrito 4490, permanecendo por mais de 50 anos. Foi presidente deste clube no período de 1956 a 1957, com muita dedicação e respeito aos companheiros, sendo um dos sócios mais atuantes. Por seu trabalho e dedicação,  foi por diversas vezes homenageado pela instituição, chegando a receber a Medalha Paul Harris.

Também foi Acadêmico Honorário, em 12 de dezembro de 1997, da Acadamia Cearense de Odontologia.

Depois de uma vida de intensa doação, Aníbal Viana de Figueiredo faleceu no Crato, no dia 18 de maio de 2006, aos 84 anos de idade, de insuficiência renal aguda, sendo sepultado no cemitério local, com grande participação e homenagens de autoridade e do povo cratense. Viveu e morreu na simplicidade, deixando uma imensa saudade.

Aníbal Viana de Figueiredo foi e continuará sendo, para o povo de sua cidade, um referencial de profissional, homem e cidadão que contribuiu para o engrandecimento da história da sua terra .

 

Sala das Sessões, em 10 de abril de 2007.

 

 

 

SINEVAL ROQUE

DEPUTADO ESTADUAL