PROJETO DE LEI N.º 583/2021
“DENOMINA DE CORNÉLIO LAURENTINO DE BARROS, A ARENINHA A SER CONSTRUÍDA PELO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ NA LOCALIDADE DE ARATAMA, MUNICÍPIO DE ASSARÉ”.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica denominada de CORNÉLIO LAURENTINO DE BARROS, a Areninha a ser construída pelo Governo do Estado do Ceará na localidade de Aratama, Município de Assaré.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
FERNANDO SANTANA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Cornélio Laurentino de Barros nasceu no município de Exu, Estado de Pernambuco, em 09 de janeiro de 1937, filho de Laurentino Soares de Barros e Maria Cândida de Jesus. Com 08 anos de idade, veio com sua família residir no Sítio São João, município de Assaré. Casou-se com Diamantina Alves de Barros, com quem teve 07 filhos.
Seu Cornélio, como era carinhosamente e respeitosamente conhecido, deixou um legado social e político na região de Aratama, em Assaré. Sempre buscou por melhores condições de vida para a população local, ajudando os mais necessitados.
Delegado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do distrito de Aratama, foi eleito Vereador à Câmara Municipal de Assaré, em 1982, exercendo um mandato de 06 anos, tendo a oportunidade de presidir aquela Casa Legislativa. Foi leito Vice-Prefeito de Assaré(1993-1997), assumindo interinamente a Prefeitura.
Ao longo de sua vida pública procurou contribuir com o desenvolvimento do município de Assaré, e, em particular, com a região de Aratama, sendo merecedor da justa homenagem que a sociedade de Assaré lhe confere, emprestando seu nome à Areninha construída pelo Governo do Estado no distrito de Aratama.
Cornélio Laurentino de Barros faleceu em 29 de outubro de 2021 aos 84 anos de idade.
FERNANDO SANTANA
DEPUTADO