VOLTAR

 

PROJETO DE LEI N.° 518/2023

 

“DENOMINA DE ANTÔNIO TAVARES ALVES A ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO LOCALIZADA NO ASSENTAMENTO LOGRADOURO/ IPUEIRA DA VACA, DISTRITO DE TARGINOS, MUNICÍPIO DE CANINDÉ/CE”

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

1º - Fica denominado de ANTÔNIO TAVARES ALVES a Escola Estadual localizada no Assentamento Logradouro/ Ipueira da Vaca, Distrito de Targinos, no município de Canindé-CE.

2º - Ficam revogadas as disposições contrárias.

3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

MISSIAS DIAS

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Antônio Alves Tavares foi um agricultor casado com a dona Ana Moura com quem teve cinco filhos. Líder comunitário militante da Igreja Católica, foi catequista, tratorista do primeiro trator da paróquia de Aratuba. trabalhando nas comunidades rurais da região no início dos anos 1980. Militante do Partido dos Trabalhadores em Canindé, foi um das lideranças que, nos anos de 1970, fez a articulação da vinda dos padres progressistas de Aratuba para a região de Ipueira da Vaca, assim dando início umas das lutas mais vitoriosas em defesa do direito à terra. Por diversas vezes acompanhou as mobilizações do MST em Fortaleza e em Canindé.

Sempre com um olhar crítico de preocupação com as causas sociais. Ajudou e foi determinante na construção da primeira igreja da região, que tem como padroeiro São José. Nos anos 1970, a sua luta e de outros bravos lutadores inspirou e desencadeou diversas mobilizações do povo pobre em busca pelo direito à terra. Antônio Tavares exerceu o papel de Presidente da Associação do Assentamento Logradouro.

Seu Antônio nos deixou em novembro de 2008, ao chegar em casa fez uma reunião na comunidade, vindo a falecer no mesmo dia de uma parada cardíaca respiratória, deixando o seu legado de amizade, camaradagem e de luta.

 

MISSIAS DIAS

DEPUTADO