PROJETO DE LEI N.° 473/2023
“DENOMINA MARIA APARECIDA CAVALCANTE MELO O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI, LOCALIZADO NO BAIRRO CENTRO, NO MUNICÍPIO DE GROAÍRAS-CE.”
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominado Maria Aparecida Cavalcante o Centro de Educação Infantil – CEI, localizado no bairro Centro, no município de Groaíras-CE.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
MARCOS SOBREIRA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Na localidade de Camurim, do município de Groaíras, no dia 19 de agosto de 1961, nascia Maria Aparecida Cavalcante Melo, primogênita de quatro filhos do casal José Rodrigues Melo e Raimunda Damita Cavalcante.
Mesmo sendo uma época em que a educação muitas vezes não era prioridade nas famílias groairenses, Maria Aparecida era muito dedicada aos seus estudos, cursando o ensino fundamental na atual escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares. Dando continuidade à sua formação, se deslocava a cidade de Sobral para cursar o Ensino Médio no Colégio Dom José Tupinambá da Frota. No ano de 2004 se graduou em Ciências Humanas na Universidade Estadual Vale do Acaraú. E em 2012 concluiu o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional pelo INTA - Instituto Superior de Teologia Aplicada.
No ano e 1974, começou a namorar o jovem Sebastião Gonçalves Melo, casando-se com o mesmo em 02 de fevereiro de 1977. Desta união tiveram dois filhos: Silvaneide Cavalcante Melo e Francisco Helton Cavalcante Melo.
Iniciou muito cedo seus trabalhos voltados a educação no município de Groaíras como professora no ensino fundamental nas séries iniciais no ano de 1979, sempre conciliando a vida familiar (mãe e esposa) como também sua formação acadêmica como profissional da educação. Em 2009 deu-se início a uma nova jornada de trabalho em sua vida, que a encantaria até seus últimos dias, quando passou a ser a coordenadora da Educação Infantil do município, exercendo essa função com maestria até o ano de 2016.
No dia 19 de novembro de 2017 aos 56 anos, Maria Aparecida Cavalcante Melo faleceu em sua residência, vítima de Câncer, sendo sepultada no Cemitério Particular no município de Groaíras.
Aparecida tinha duas paixões em sua vida: a família e a educação infantil. Mesmo com o diagnóstico da doença que a levou tão precocemente, “tia Aparecida”, como era carinhosamente chamada por todos, nunca abandonou sua vocação, que era servir a educação deste município, seja direta ou indiretamente. Amava o que fazia e sempre lutava para proporcionar, dentro das suas funções, uma educação infantil de qualidade. Era visível nos seus olhos e no seu sorriso a dedicação em tudo que fazia, se encantando com o progresso de cada criança, muito em função dos seus esforços, relatava e exercia com prazer suas atividades diárias.
Sem dúvidas, Tia Aparecida foi uma educadora de excelência, que muito contribuiu para que hoje a nossa educação, especialmente a educação infantil, seja reconhecida e aplaudida no município de Groaíras.
MARCOS SOBREIRA
DEPUTADO