VOLTAR

 

PROJETO DE LEI N.° 472/2023

 

“DENOMINA DE FRANCISCO GLADSTONE PINTO LÔBO, A ESCOLA AGRÍCOLA SITUADA NA FAZENDA HILÁRIO QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA PELO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA.”

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. - 1º Fica denominada de FRANCISCO GLADSTONE PINTO LÔBO, a Escola Agrícola situada na Fazenda Hilário, que está sendo construída pelo Governo do Estado do Ceará no Município de Santa Quitéria.

Art. - 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. - 3º Revogam-se as disposições em contrário.

 

DE ASSIS DINIZ

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Nasceu em 04 de outubro de 1930 na cidade de Santa Quiteria-CE, na casa de seu avô Cel. João Rodrigues Pinto, rua Adroaldo Martins, e filho primogênito de Francisco de Assis Lobo e Maria de Lourdes Magalhães Pinto Lobo (Marita). Em 09 de março de 1960, casou com a professora Uilna Braga Lobo no vizinho estado da Paraíba.

Fez seus estudos primários em Santa Quitéria, posteriormente concluiu o antigo curso Ginasial e Cientifico no colégio Lourenço Filho em Fortaleza, tendo sido aprovado no vestibular de Agronomia pela Universidade Federal do Ceara, fazendo seu curso Superior em Fortaleza, concluindo em dezembro de 1959.

Como Agrônomo, exerceu a função de extensionista da ANCAR-PB, na cidade de Pocinhos-PB;

Foi nomeado Agrônomo da Sudene para trabalhar em Baturité-CE;

No primeiro mandato de governo do Cel. Virgílio Távora foi nomeado e assumiu a chefia da FAZENDA PAULA PESSOA (Fazenda Hilário), da Secretaria de Agricultura do Estado do Ceara, em Santa Quitéria, onde permaneceu ate sua aposentadoria;

Exerceu a função de professor no Centro Educacional Fonseca Lobo - CNEC e, no Instituto Maria Julia Andrade da Fundação Furtado Leite.

Doutor Lobo ou Dr. Tonin como era popularmente conhecido, sempre cultuou a leitura e após sua aposentadoria passou a dedicar mais tempo ao estudo dos mais diversos assuntos o que facilitou sua já latente vocação de orador. Nas grandes solenidades era marca registrada seus discursos.

Foi profundo defensor de sua terra, em todos os eventos que participava, na medida do possível, exaltava as potencialidades do município, Santa Quitéria. Muitas vezes aproveitava essas ocasiões para enaltecer os grandes vultos quiterienses que se destacaram em diversos setores coma a mostrar a juventude, o exemplo de bravura humana alicerçada de sacrifício, de luta, de glória e de grandeza.

Escreveu vários trabalhos sobre nossa região, sabre pecuária, agricultura, bem como a necessidade de tecnologia e crédito para mudar o perfil de Nordeste semiárido.

Como filho natural de Santa Quitéria a qual tanto amava, guardava consigo a máxima " Nenhuma terra e pequena quando seus filhos são grandes".

Seu falecimento se deu aos 08 de março de 2002, deixando uma grande lacuna principalmente em sua família, mas também no seio da sociedade quiteriense.

 

DE ASSIS DINIZ

DEPUTADO