VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 457/2021

 

 “RECONHECE O MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE-CE COMO A “TERRA DO CAMINHONEIRO” NO ESTADO DO CEARÁ”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica reconhecido o município de Tabuleiro do Norte-CE como a “Terra do Caminhoneiro” no Estado do Ceará.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

LEONARDO PINHEIRO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Tabuleiro do Norte é um município brasileiro, situado a leste do estado do Ceará, na divisa com o Rio Grande do Norte, mais especificamente na Mesorregião do Jaguaribe, na Microrregião do Baixo Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe, a 211km da capital cearense, Fortaleza-CE, e a 115km de Mossoró-RN. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 30 695 habitantes.

O município é conhecido, no estado, por abrigar um dos mais significativos centros de peregrinação do Ceará, a Romaria de Nossa Senhora da Saúde. A romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde é vista, sob o aspecto da popularidade, como o terceiro polo religioso do Ceará.

Diversas produções de caráter memorialista atribuem ao município a alcunha de "terra dos caminhoneiros" ou "cidade dos caminhoneiros".

 

Terra dos Caminhoneiros

Devido à localização de Tabuleiro do Norte entre estradas importantes para o escoamento de produtos (uma atividade presente desde o começo histórico do município), a assistência aos caminhoneiros é uma das fontes da economia local, na qual destaca-se com:

Polo metalúrgico e mecânico - uma grande infraestrutura em metalurgia e mecânica com especialização em caminhões. Crê-se que pelo fato de possuir um grande número de caminhões, tornou-se necessário e até essencial para o contínuo crescimento da cidade que fosse instalado um aparato para suportar a grande demanda de caminhões na cidade.

Associação dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte (ACATAN) - uma associação de assistência aos caminhoneiros.

 

Principais Eventos

Festividades de São Pedro na Comunidade de Gangorrinha - é uma das principais festas da cultura tabuleirense, que vai de 20 a 29 de junho, com apresentação de danças folclóricas como o maneiro pau, quadrilhas juninas, dança do coco, xaxado, casamento matuto, apresentação de peças engraçadas entre outras. Neste período acontece o desfile da garota junina, onde desfila belíssimas garotas disputando o título de garota junina do ano. Durante as festividades acontece festas com bandas de forró a noite e jogos de futsal masculino e feminino durante o dia. No último dia de festividade, 28 de junho, acontece a mais esperada festa tradicional de São Pedro, que é a principal. Além dessas várias atrações, tem o novenário toda noite que vai de 20 a 28 de junho e se encerrando com a missa do padroeiro São Pedro dia 29 de junho.

Festa da padroeira Nossa Senhora das Brotas em 8 de setembro

Festival do Caminhoneiro, realizado anualmente em Setembro pela Associação dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte (ACATAN).

Carnaval

Paixão de Cristo

Natal Vivo

Romaria de Nossa Senhora da Saúde - distrito de Olho D&,39;água da Bica - a terceira romaria do estado do Ceará que se encerra no dia 14 de agosto

Festividades de São Pedro na Comunidade de Gangorrinha que vai de 20 a 29 de junho

Vaquejada no Parque Martins, sempre no mês de julho.

Isto posto, solicito dos meus ilustres pares a aprovação deste Projeto de Lei Ordinária.

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Ceará, 14 de setembro de 2021.

 

 

LEONARDO PINHEIRO

DEPUTADO