PROJETO DE LEI N.° 412/2023
“ACRESCE DISPOSITIVO NA
LEI N° 18.085, DE 31 DE MAIO DE 2022, PARA INCLUIR O PONTAL DO PADRE CÍCERO,
LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO, NA ROTA DO TURISMO RELIGIOSO DO ESTADO
DO CEARÁ.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica acrescentado o inciso XIII ao art. 2° da Lei n° 18.085, de 31 de maio de 2022, para a passa a vigorar com a seguinte modificação:
“Art. 2º (...)
III – Farias Brito: Pontal do Padre Cícero e suas romarias.”
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
DAVI DE RAIMUNDÃO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
O Pontal do Padre Cícero, como passou a ser conhecido o local, é um mirante na Serra do Quincuncá, distante apenas 4 km do centro urbano da cidade.O lugar contempla a visão do Vale do Cariús, construído em 1975, configurando-se como um Ponto Turístico religioso do Município, transformando-se em local de festivas romarias, ocorridas sempre no dia 20 de cada mês, dia da mortedo Padre Cícero.
Nesse local, segundo os moradores mais velhos, ao voltar do povoado de Araticum, atual Quincuncá, para onde teria ido benzer o terreno da Capela e do Cemitério local, o Padre Cícero (1844-1934), proferizou que quando um dia a pedra da Batateira rolasse, as áreas baixas seriam inundadas e as Serras do Horto e Quincuncá seriam os locais de refúgio.
Romeiros e Romeiras das mais diversas cidades da Região do Cariri, todos os dias vinte de cada mês participam de Missa em memória ao Padre Cícero.O percurso da Romaria é dividido em cinco blocos: o primeiro, os 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida; o segundo, as 100 das aparições de Nossa Senhora de Fátima; o terceiro, as aparições de Nossa Senhora de Lourdes e o título Imaculada Conceição; o quarto, a devoção ao Imaculado Coração de Maria nas renovações estimuladas pelo Padre Cícero e por fim, o quinto bloco, a devoção e as Romarias de Nossa Senhora das Dores e Candeias, em Juazeiro.
O Pontal do Padre Cícero, é o “Porto Seguro” profetizado pelo próprio sacerdote em 1904. Segundo a história, o “Padrinho Cícero” afirmou que Farias Brito seria o local onde os barcos iriam atracar os navios quando o sertão virasse mar.
Por essas razões, solicito de meus pares a aprovação da matéria tendo em vista a sua relevância do presente projeto de lei que tem como objetivo evidenciar esse ponto turístico e incentivar o Poder Público Estadual a realizar investimentos na infraestrutura para alavancar o turismo e a geração de emprego e renda.
DAVI DE RAIMUNDÃO
DEPUTADO