PROJETO
DE LEI N.° 255/2023
“DENOMINA DE FRANCISCO ALVES MARINHO A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO METRÔ DE FORTALEZA – METROFOR, LOCALIZADA NO BAIRRO BOM VISTA EM MARACANAÚ, NA FORMA QUE MENCIONA.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ RESOLVE:
Art. 1º - Fica denominada de Francisco Alves Marinho a Estação Ferroviária do Metrô de Fortaleza, localizada no Bairro Boa Vista, em Maracanaú, conhecida administrativamente como Jereissati.
Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
FIRMO CAMURÇA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
O Bairro Boa Vista fica localizado no Centro do município de Maracanaú, não tendo nenhuma ligação com o Conjunto Jereissati, assim, não tem sentido a denominação dada administrativamente, causando inclusive problemas na localização pelos passageiros.
Francisco Alves Marinho, Maracanauense, filho de Benedito Marinho e Durvalina Alves Marinho. Iniciou a vida profissional como telegrafista da antiga Rede de Viação Cearense-RVC, sendo elevado a categoria de Agente de Estação Ferroviária, já na antiga REFESA, onde aposentou-se. Exerceu a maior parte da sua vida funcional na Estação Ferroviária de Maracanaú.
Sempre dedicado ao serviço público e por ser natural do município passou a ocupar cargos na vida sócio-política como Presidente dos Clubes esportivos Maracanaú Atlético Clube, Boa Vista e Imperial. Avesso a vida partidária participava somente de reuniões públicas e eventos políticos de cunho geral, como as reuniões para a emancipação de Maracanaú.
Defensor das liberdades políticas foi membro da resistência democrática dos ferroviários, em 1964, contra a implantação da Ditadura Militar.
Autodidata, era poeta e escritor, produzindo ainda material de lazer, como charadas e palavras-cruzadas para jornais locais, sendo secretário da Loja Maçônica “Deus e Maracanaú”.
Foi casado com a Professora Terezinha Santana Marinho, onde tiveram três filhos: Allan Kardec, Eisenhower Ivanhoé(Maninho) e Angelo Giussepe (Pepe). Após a separação constituiu uma nova família com a Senhora Roseli Marinho.
Francisco Alves Marinho era agente de estação da REFESA, nascido em Maracanaú e ocupou anos como agente na estação local. Faleceu em 26 de janeiro de 2010, com 74 anos de vida.
FIRMO CAMURÇA
DEPUTADO