PROJETO DE LEI N.° 153/2023
“DENOMINA JOSÉ NESTOR EPAMINONDAS FREIRE A ARENINHA A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE CARIRÉ.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica denominada de José Nestor Epaminondas Freire, a ARENINHA a ser construída pelo Governo do Estado do Ceará no município de Cariré.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
LIA GOMES
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA:
José Nestor Epaminondas Freire, natural de Cariré, foi um comerciante notável durante as décadas de 1950 e 1960. Filho de Francisco Epaminondas Freire e Maria Ângelo do Nascimento, nasceu no dia 09 de dezembro de 1930, na comunidade de Tapuio, zona rural de Cariré e foi alfabetizado na infância pela sua madrinha, Irmã Alaide.
Tendo passado a maior parte da vida na região interiorana, Nestor dedicou-se à coleta de cem latas de oiticica - labor que permitiu a iniciação das atividades como comerciante a partir da venda de bananas na estação ferroviária. Com as atividades comerciais prosperando e a aquisição de um novo ponto comercial no centro da cidade, o mercador casou-se com Maria Chaves Freire no dia 26 de janeiro de 1954, com quem teve 13 filhos e permaneceu casado por mais de 60 anos. Anos depois, ele garantiu a aposentadoria e passou a dedicar-se à criação de gado e à atividade agrícola na sua propriedade para assegurar o sustento da família.
Durante a vida, procurou educar os filhos, desde cedo, por meio dos estudos e do trabalho. Faleceu aos 85 anos, no dia 28 de outubro de 2016, em Cariré, consagrando-se como um dos maiores comerciantes da cidade e deixando um grande legado de persistência e superação para os seus 27 netos e 14 bisnetos.
LIA GOMES
DEPUTADA