VOLTAR

 

 

PROJETO DE LEI N.° 142/2023

 

“INSTITUI O MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE COMO A CAPITAL CEARENSE DA BICICLETA.”

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Declara e Institui o Município de Limoeiro do Norte como a capital cearense da Bicicleta.

Art. 2º. Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 3º. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

JULIANA LUCENA

DEPUTADA

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

A proposição que ora apresento tem por objetivo instituir o município de Limoeiro do Norte como a capital cearense do Ciclista. A iniciativa visa preservar a tradição dos munícipes.

A referida cidade é popularmente conhecida pela forte cultura de uso do transporte. Com uma população de aproximadamente 56 mil habitantes, dizem os populares, são contabilizadas cerca de 50 mil bicicletas no município.

São diversos os tipos de bicicleta e suas funcionalidades entre a população, que dia a após dia resiste no hábito tão costumeiro, passando-o assim a tradição de geração em geração. O objetivo é fomentar a criação de associação, museus, centros de pesquisa e campeonatos alusivos à bicicleta e à prática do ciclismo.

 A bicicleta foi desenvolvida pelo barão alemão Karl Von Drais, em 1817, e batizada de “máquina de correr”. À época foi feita de madeira e sem pedais, funcionava através do impulso dos pés no chão. A primeira bicicleta foi elaborada para ajudar nas necessidades da população naquele período. Em 1839, o escocês Kirkpatrick MacMillan desenvolveu a primeira bicicleta de pedais, trazendo assim mais facilidade na locomoção. Dessa forma, o tempo e as novas tecnologias aperfeiçoaram ainda mais o equipamento. Limoeiro é uma cidade que abraçou o transporte. Mais que isso: o tornou histórico, uma marca dos limoeirenses.

Pelas razões expostas, contamos com o apoio de nossos ilustres pares para a aprovação desta proposição.

 

JULIANA LUCENA

DEPUTADA