PROJETO DE LEI N.º 119/2022
“DENOMINA DE JOSÉ BARRETO SAMPAIO, A AVENIDA DE ACESSO AO MONUMENTO DE SANTO ANTÔNIO, CONSTRUÍDA PELO GOVERNO DO ESTADO, NO MUNICÍPIO DE BARBALHA”.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. -1º Fica denominada de JOSÉ BARRETO SAMPAIO, a Avenida de Acesso ao Monumento de Santo Antônio, construída pelo Governo do Estado, no Município de Barbalha.
Art. - 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. - 3º Revogam-se as disposições em contrário.
FERNANDO SANTANA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
José Barreto Sampaio, filho de José de Sá Barreto Sampaio e Maria Anunciada Costa Sampaio, nasceu em Barbalha no dia 20 de fevereiro de 1898. Estudou inicialmente com sua tia Ana Filotea Costa. Em seguida foi para o Mosteiro de São José, em Quixadá. Estudou também no Colégio Anchieta, administrado por padres jesuítas.
Concluído o ensino médio voltou para trabalhar com seu pai, que era comerciante, dono da Casa Sampaio. Pouco tempo depois, foi para Fortaleza para estudar técnicas comerciais, retornando em seguida para barbalha para continuar suas atividades de comerciante na Casa Sampaio.
Pessoa de temperamento calmo, de boa convivência, sempre disposto a ajudar, em 1918, durante a eclosão da gripe espanhola, fez parte do grupo de pessoas que visitavam os doentes prestando apoio e orientações.
Muito religioso, foi ministro da eucaristia, presença constante nas missas na Igreja Matriz de Santo Antônio. Após a missa, participava da Conferência dos Vicentinos, em seguida sempre visitava as pessoas mais carentes, levando auxílio e orientações.
Senhor José Barreto Sampaio viveu até os 90 anos, trabalhando até a manhã do dia em que sofreu o enfarte que lhe tirou a vida. Deixou um legado para a família de simplicidade, amor, ética e valorização do amor ao próximo e ao trabalho, granjeando a estima e respeito de todos que compartilhavam da sua convivência.
A sociedade barbalhense, através da presente propositura, presta uma justa homenagem a esse homem de bem.
FERNANDO SANTANA
DEPUTADO