VOLTAR

PROJETO DE LEI N° 83/2022

 

“DENOMINA DE JOSÉ EVERARDO AMORIM SOBREIRA O CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ LOCALIZADO EM ITAPIPOCA”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Denomina de José Everardo Amorim Sobreira o campus da Universidade Estadual do Ceará localizado em Itapipoca.

Art.  2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

ANTONIO GRANJA

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

José Everardo Amorim Sobreira nasceu em Fortaleza, no dia 13 de janeiro de 1942 e faleceu em 25 de fevereiro de 2020 e era filho do casal José Sobreira de Amorim e Maria Neli Sobreira de Oliveira. Estudou nos colégios São João e Castelo, em Fortaleza.

Paralelamente à carreira de radialista graduou-se em Direito, tornando-se advogado militante. Foi eleito vereador à Câmara Municipal de Fortaleza no período 1967-1968. Posteriormente, nos anos 1970, tornou-se Procurador da Funeduce, atual Universidade Estadual do Ceará e, no início da década de 1980, professor de disciplina jurídica aplicada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará. Mais tarde, alcançou o título de Mestre em Administração, conferido pela UECE.

Na passagem pela Universidade Federal, ajudou a implantar os primeiros passos da Rádio Universitária FM 107,9, em 1981 e, antes disso, apresentou nos anos 1960 o programa Alô Sertão na Rádio Assunção e também passou por Rádio Verdes Mares e TV Educativa.

Entre outras atrações, na Universitária FM produziu e apresentou com maior destaque o programa Antologia da Música Popular Brasileira, no ar entre 1983 e 2017.

A relação de José Everardo com o Cariri está literalmente no sangue. Seu pai era do Crato e sua mãe de Juazeiro. A frequência afetiva com o Cariri foi assídua e permeou visitas à região durante toda a sua vida. Mantinha consigo as histórias dos homens simples, dos romeiros, párocos, políticos, personagens do povo, numa base sólida e carinhosa que gerou a mais sincera aproximação com a cultura popular local, bandeira que sempre carregou nas suas reflexõeartísticas e sociais.

 

 

ANTONIO GRANJA

DEPUTADO