PROJETO DE LEI N.º 53/2022
“DENOMINA FRANCISCA ALVES DA COSTA (DIVA), O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI CONSTRUÍDO PELO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ NA LOCALIDADE DE ROSÁRIO, NO MUNICÍPIO DE MILAGRES”.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Denomina Francisca Alves da Costa (Diva), o Centro de Educação infantil – CEI construído pelo Governo do Estado do Ceará na localidade de Rosário, no Município de Milagres.
Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art.3º Ficam revogadas as disposições em contrário.
AUDIC MOTA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
A Professora FRANCISCA ALVES DA COSTA (DIVA) nasceu na cidade de Milagres – CE, em 08 de janeiro de 1942, onde fez o curso primário no Patronato Dona Zefinha Gomes e concluiu seus estudos na cidade de Brejo Santo – CE.
Foi professora e também diretora na Escola de E. I. F. Dona Mariquinha Belo, no Distrito do Rosário, em Milagres, dedicando mais de 30 anos de sua vida à Educação, sempre prestando sua colaboração, não só oficial, mas também cívica e intelectual.
Além de educadora, foi mulher e mãe na luta por causas sociais do município de Milagres junto à Associação Comunitária de Milagres – ACOM, voz ativa na política milagrense, sempre em busca de uma educação melhor e valorização profissional no seu município. Seu pilar de vida foi também a fé em Nossa Senhora do Rosário, que considerava como sua “Madrinha”, estando sempre à frente de movimentos religiosos do Distrito do Rosário.
Professora Diva faleceu em 25 de maio de 2015, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA, uma doença degenerativa do sistema nervoso que afeta os neurônios motores.
Mulher de força, determinação e fé diante de todas as provações da vida, Diva deixou um legado na educação do Município de Milagres, especialmente no Distrito do Rosário, além de amigos e demais entes queridos, com profundas saudades e eternas lembranças dos momentos que foram partilhados alegremente ao seu lado.
Pelo exposto, esperamos contar com a aprovação dos nossos pares na aprovação dessa proposta.
AUDIC MOTA
DEPUTADO