PROJETO DE LEI 391/2022

 

“DENOMINA ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS (SEU TOINHO VERÔNICA) O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI, QUE SERÁ CONSTRUÍDO NO MUNICÍPIO DE TARRAFAS, ESTADO DO CEARÁ.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art.1º. Fica denominado de Antonio José dos Santos, (Seu Toínho Verônica) o Centro de Educação Infantil – CEI, que será construído no Município de Tarrafas, Estado do Ceará.

Art.2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

NIZO COSTA

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

O Município de Tarrafas será contemplado com uma unidade do Centro de Educação Infantil – CEI. O ambiente poderá receber crianças de 0 a 5 anos. Cada Centro é composto de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.O espaço irá efetivar o direito das crianças de terem acesso a um lugar onde possam ser cuidadas e receber uma educação de qualidade.

Antônio José dos Santos, conhecido por todos como Antônio Verônica, nasceu em 08 de julho de 1929, no sítio de Várzea Redonda, em Tarrafas, teve sete filhos, sendo quatro mulheres e três homens. De família humilde, trabalhou na roça, mas sempre teve curiosidade e vontade de aprender.

Ainda criança, por volta dos sete ou oito anos, perdeu o pai precocemente e passou a ajudar à mãe nas atividades de agricultura e em tudo que precisasse, e lá mesmo frequentou a escola e tomou gosto pelo conhecimento. No ano de 1968 ele se muda para a cidade, por uma influência política da época, e começou a trabalhar no cartório como tabelião até por volta de 2009.

No cartório, trabalhou por muitos anos com seu Luizinho, esposo de dona Chiquinha. Antônio Verônica era o tabelião, e Luizinho o Juiz de Paz. Juntos, oficializaram centenas de uniões estáveis. Essa foi uma das diversas profissões que teve durante a sua vida, pois ele foi um faz-tudo que tudo fez.

Seu Toinho era um senhor muito querido por todos. Com seu andar lento e cuidadoso, falava com uma voz tranquila e pausada, poucos cabelos e expressão de simpatia estava sempre disposto a ajudar quem precisasse.

No início dos anos 2000, entre 2006 e 2007, a família passou a notar que seu Toinho andava esquecendo-se de coisas corriqueiras e se perdendo nos raciocínios. Nessa época ele ainda trabalhava ativamente no cartório. Após exames e consultas, recebeu o diagnóstico de mal de Alzheimer, nesse período ainda teve um leve AVC, e outro em 2008, o que acelerou o avanço da doença. Sua doença foi piorando, e, novamente, pela terceira e última vez, teve um novo AVC. Em 31 de janeiro de 2018, Antônio Verônica parte para a eternidade. Faleceu em casa cercado por sua família e por quem o queria bem. Não entrou para a história, porque lá ele já estava como um exemplo de dedicação aos conterrâneos e um grande amor por Tarrafas, demonstrado com uma vida inteira a serviço dos tarrafenses.

Diante do exposto e pelo relevante serviço prestado, indicamos o senhor Antonio José dos Santos (seu Toinho Verônica) para receber essa justa homenagem.

 

 

NIZO COSTA

DEPUTADO