PROJETO DE LEI N.º 345/2022
“DENOMINA DE ISABEL SALES SINDEAUX, O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI, NO MUNICÍPIO DE UMIRIM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ D E C R E T A:
Art. 1º Fica denominado de Isabel Sales Sindeaux, o Centro de Educação Infantil – CEI, no município de Umirim.
Art. 2ºEsta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
QUEIROZ FILHO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Nascida aos 29 de março de 1944, em Umirim-CE, Isabel Sales Sindeaux, conhecida como D. Isa,é filha de Pedro Ferreira Sales e Isabel de Sousa Sales. Casou-se com Francisco Sindeaux Paiva e desta união nasceram sete filhos, sendo estes: Francisco Ilzemar Sales Sindeaux, Suêrda Sindeaux Peixoto, Adriana Sales Sindeaux Rodrigues, Ana Valéria Sindeaux Peixoto, Francisa Sindeaux Castro, André Sales Sindeaux e Francisco Adriano Sales Sindeaux.
Em busca de enriquecer os conhecimentos adquiridos em sua pacata cidade natal, lugarejo que até então era pouco desenvolvido, Isabel, em sua juventude divide-se entre Umirim e Fortaleza para concluir seus estudos e formar-se professora. Neste período casou-se e foi morar em um distrito de Quixeramobim- Ce, e em 04 de maio de 1967 passou a lecionou no Grupo Escolar de São Miguel. A partir de então, Isabel passa a zelar pela profissão e torna-se uma exemplar professora, exercendo tal função com dedicação e amor.
Em 1970, retorna para sua terra natal, Umirim, e aqui constrói sua história de vida em prol da educação. No ano de 1971 foi professora do MOBRAL. A partir de 27 de Julho de 1972 passa a lecionar na Escola Reunida de Umirim, onde dedicou sua vida e exerceu sua missão de educadora estando a frente da escola, trabalhando para ver o desenvolvimento e crescimento daquela unidade de ensino. Nesta caminhada, lutou pela ampliação do prédio escolar, promovendo campanhas para arrecadação de fundos, com a comunidade para a compra de um terreno, o que possibilitou a ampliação do prédio escolar, que já não atendia a demanda da comunidade. Assim a escola cresceu, passou a se chamar Escola de 1º Grau José Pinto Brandão e Isabel permaneceu como diretora nomeada até 1990.
Sua formação e seu desempenho profissional não se limitavam, ela também deixou sua contribuição e ajudou a construir a educação umiriense, exercendo o cargo de diretora da Escola José Pinheiro Sales, como funcionária da Prefeitura Municipal de Uruburetama, onde nosso Umirim era distrito. O desejo de contribuir com o crescimento do nosso Umirim e de buscar melhorias para a vida da nossa comunidade, ela também participou da associação Comunitária do Cruzeiro, estando como presidente desta associação no ano de 1996. Sua liderança comunitária era exercida como muita humildade e amor ao próximo. Acolhia a todos em sua casa, procurando atender aos anseios dos mais necessitados, buscando contribuir com o crescimento e encaminhando muitos jovens ao mercado de trabalho, dando oportunidade de emprego e despertando muitos jovens para o magistério.
Não obstante, D.Isa, carinhosamente chamada por todos, além de excelente profissional, também era uma exímia “dona de casa”, cuidando de seu lar com valoroso amor maternal, nunca descuidando de sua família, cuja base estava no temor a Deus e na religiosidade, ensinando aos seus filhos o caminho da retidão e da justiça baseada na Palavra de Deus e na devoção à Virgem Maria. Hoje seu legado tanto social, como profissional tem continuidade nos seus filhos, com destaque educacional a professora Suêrda, professora da rede estadual e municipal de ensino, já tendo exercido o cargo de Secretária de Educação de Umirim,e continua gestora escolar, Ana Valéria, professora da rede estadual e municipal de ensino, já esteve diretora da Escola José Pinto Brandão, por um período de 9 anos e hoje continua gestora escolar, e a professora Franciisa, pertencente a rede municipal de ensino. Elas abraçaram o magistério e exercem esse sacerdócio com devoção, honrando o próprio nome e o nome da Professora Isabel Sales Sindeaux, que fez parte da história do município de Umirim.
Diante o exposto, solicito apoio dos nobres pares para a aprovação desta propositura em justa homenagem.
QUEIROZ FILHO
DEPUTADO