VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 319/2022

 

“RECONHECE COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO CEARÁ A FESTA DA PADROEIRA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, FESTAS DE AGOSTO, NO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS, CEARÁ.”

 

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Ceará a festa da Padroeira De Nossa Senhora Das Graças, "Festas de Agosto", no município de Nova Russas, Ceará.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário

 

 

JEOVÁ MOTA

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Os festejos de Nossa Senhora das Graças em Nova Russas, conhecida popularmente como as tradicionais "Festas de Agosto", se confundem com a própria fundação do município que completa seu centenário neste ano de 2022.

Um povo vocacionado pelas suas tradições religiosas desde a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, criada em 15 de Agosto de 1937, realiza anualmente a Festa da Padroeira de Nossas Senhora das Graças as tradicionais e popularmente conhecida "Festas de Agosto", que funciona como um período de reencontro das famílias novarussenses, oportunidade em que são realizados eventos festivos e culturais, promovendo geração de emprego e renda por pequenos, médios e grandes comerciantes, que foram evoluindo ao longos dos anos sem perder sua originalidade e se transformar em uma grande manifestação cultural e festiva do município.

Assim se Justifica que esta Augusta Casa Legislativa reconheça as tradicionais Festas da Padroeira de Nossa Senhora das Graças de Nova Russas - "Festas de Agosto" - como um Patrimônio Cultural Imaterial do Ceará e que seja enviada cópia do referido projeto de lei ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para que também seja registrado e reconhecido pelo órgão.

Nova Russas em seu centenário merece esse reconhecimento pela generosidade de seu povo, que cresce a cada ano pela capacidade de acolher os filhos da terra e seus visitantes que participam deste evento religioso, artístico e cultural de 6 a 15 de agosto desde os anos 30 do século passado.

Diante do exposto, pedimos o apoio dos nobres membros desta Casa para a aprovação desta proposta.

 

 

JEOVÁ MOTA

DEPUTADO