VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 310/2022

 

“INCLUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, A FESTA RELIGIOSA DO DISTRITO DE COCOCI, EM PARAMBU, QUE HOMENAGEIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica incluída, no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, a Festa Religiosa do distrito de Cococi, localizado em Parambu, que homenageia a Padroeira Nossa Senhora da Conceição, a qual acontecerá, anualmente, no dia 08 de dezembro.

 

Art. 2º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Anualmente, no distrito de Cococi, em Parambu, é realizada a festa cultural, que homenageia a Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição, reunindo diversos devotos em 08 de dezembro de cada ano.

 

Antes dessa data, durante 08 dias, ão realizadas diversas homenagens, como procissões, missas, novenas, cantorias e rodas de orações em locais públicos, para aproximar os fiéis e a padroeira.

 

No referido mês, diversas pessoas de cidades variadas do Ceará comparecem à Cococi, para que, em uma voz só, possam homenagear a padroeira.

 

Nessa data, a economia de Cococi e Parambu é bastante movimentada. Diversos comerciantes disponibilizam seus produtos de matriz religiosa, além do comércio e turismo local crescer exponencialmente.

 

A cultura é um potencial de transformação em sociedade. Políticas culturais que valorizem o desenvolvimento social são indispensáveis, já que a cultura é um direito inalienável do ser humano. O artigo 27 da Declaração dos Direitos do Homem da ONU afirma que: “toda pessoa tem o direito de integrar-se livremente na vida cultural da comunidade, de usufruir das artes e de participar do progresso científico e dos benefícios que dele resultam“.

 

Esta data é muito importante e merecedora de ser inserida no calendário de eventos do Estado, diante da sua enorme relevância para Parambu, bem como para o Estado do Ceará como um todo. O evento é uma mistura de fé, devoção e agradecimento, além de movimentar diversos setores, como hotelaria, comércio, eventos. Por fim, a festa reúne diversos traços culturais, além de marcar fortemente uma característica tipicamente cearense: a fé.

 

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO