VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 298/2022

 

 “CRIA DIA DO ANTICOMUNISMO, DO ANTINAZISMO E DO ANTIFASCISMO NO ESTADO DO CEARÁ”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, DECRETA:

 

Art 1º Fica criado no âmbito do estado do Ceará o dia do anticomunismo, do antinazismo e do antifascismo a ser comemorado anualmente no dia 23 de novembro.


Art 2º As escolas, entidades públicas e organizações sociais deverão ministrar aulas,  palestras, conferências, solenidades e quaisquer iniciativas que visem alertar a sociedade para os malefícios sócio-economicos e culturais causados por ideologias autoritárias que semeiam a discórdia e impingem ao povo regimes ditatoriais.


Art 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

 

 

 

DRA. SILVANA

DEPUTADA

 

 

JUSTIFICATIVA:

 


A liberdade é um bem supremo para indivíduos e povos. Defendê-la é um dever inalienável de pessoas e de comunidades; de cidadãos e de nações. Qualquer idéia que se contraponha  ao sentido de liberdade deve ser atacada e extirpada da sociedade. Destarte, qualquer iniciativa que vise educar a sociedade para o respeito e a preservação das liberdades, tanto individuais quanto coletivas, públicas, devem ser abraçadas com amor e compromisso. 


A adoção de um dia especial para defendermos a liberdade deve, portanto, ser simbolizada na luta contra os três grandes monstros sócio-políticos que ainda hoje perturbam a paz de povos e nações, quais sejam o comunismo, o nazismo e o fascismo, todos os três assentados na pregação de idéias autoritárias e na consecução do poder para a implantação de regimes de força e violência.


O Ceará, TERRA DA LUZ, simbolo da liberdade dos negros e  o Estado da Federação, que sempre soube arrostar aqueles que agridem as liberdades públicas ou privadas, como fez Francisco José do Nascimento,  o Dragão do Mar, deve ser pioneiro também em iniciativas concretas iguais a esta posta neste projeto de lei, nesse sentido, escolhemos essa data em particular pois foi o dia que deu início a intentona comunista no Brasil contra o governo Vargas.


Por isso, conto com os apoio dos meus nobres pares na aprovação desta proposição.

 

 

 

DRA. SILVANA

DEPUTADA