VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 24/2022

 

“DENOMINA DE TERESINHA DE JESUS SOUSA LIMA O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CEI, LOCALIZADO NO DISTRITO PARACUÁ, NO MUNICÍPIO DE URUOCA -CE.”

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Artigo 1º - Fica denominada de Teresinha de Jesus Sousa Lima o Centro de Educação Infantil -CEI, localizado no distrito Paracuá, no município de Uruoca -CE.

Artigo 2º. – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

SÉRGIO AGUIAR

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Teresinha de Jesus Sousa Lima, nasceu em 25 de maio de 1933, no distrito de São Francisco pertencente ao município de Granja-CE, atualmente é o distrito de Paracuá, no município de Uruoca-CE, filha de Tibúrcio Pereira de Quadros e Isabel Marques de Sousa. Teresinha, desde muito jovem começou a trabalhar nas tarefas diárias com sua mãe demonstrando ser uma jovem de muito fibra e muita garra.

No ano 1950, Teresinha de Jesus Sousa Lima casou-se com o Sr. Jose Alves de Lima, onde foram morar no distrito de Santa Terezinha no município de Granja-CE, para trabalharem no ramo de padaria. No final da década 1950 retornaram ao distrito de Paracuá. Desse matrimonio constituíram uma família com 05 filhos: Antônio Carlos (In memoriam), Francisca, Francilene, Humberto e Francinilda. Diante de todas as adversidades de seu tempo construiu uma família sólida baseada na educação e no respeito ao próximo.

Na década de 1970 foi contratada, pela Prefeitura Municipal de Uruoca, como professora do Movimento Brasileiro de Alfabetização o (MOBRAL), onde a mesma passou a lecionar no antigo grupo Escolar Domingos Jeronimo, em Paracuá. Foi coordenadora da escola Coronel Domingos Alves Pereira de 1978 a 1988. Também trabalhou como apontadora nas obras emergências de combate à seca no ano de 1983, no açude Domingos Alves Filho, em Paracuá, sendo responsável pela turma das mulheres. Teresinha de Jesus Sousa Lima, faleceu em 19 de maio 2016, deixando um grande legado para toda comunidade de Paracuá.

Pelas razões expostas, contamos com o apoio de nossos ilustres pares para a aprovação desta proposição, para prestar a devida homenagem a esta cidadã.

 

 

SÉRGIO AGUIAR

DEPUTADO