PROJETO DE LEI N.º 236/2022
“DENOMINA DE CÉSAR ROBERTO NASCIMENTO O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CEI, NO MUNICÍPIO DE BELA CRUZ- CE”.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominada de César Roberto Nascimento o Centro de Educação Infantil -CEI, no município de Bela Cruz-CE.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
SÉRGIO AGUIAR
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
César Roberto Nascimento nasceu no dia 11 de agosto de 1972, filho de Maria Nilce Andrade e José Assis. Iniciou sua vida escolar aos sete anos de idade, no ano de 1979, na escola Mário Louzada, onde cursou a Educação Infantil que logo ganhou admiração e atenção da diretora da época a Sra. Maria Isaura Araújo Pinto, e de sua primeira professora Maria Eufrásia Araújo. Em 1984 dando continuidade aos seus estudos, passou a estudar na Escola Marieta Santos cursando a 4ª série. No ano de 1986 foi estudar no Instituto Imaculada Conceição, lá fez grandes amigos. Na sala de aula foi uma pessoa extrovertida, travessa, mas muito dedicado aos estudos.
Na época com todas as dificuldades para dar continuidade a sua vida escolar, teve que procurar emprego e conseguiu, em 1987 na extinta Teleceará, onde exerceu a função de mensageiro a qual gostava bastante, isso durante dois anos onde conquistou muitas amizades.
Em 1989 iniciou sua carreira de professor na referida escola, onde iniciou sua vida estudantil na Mário Louzada, lecionando nas turmas de 1ª e 2ª séries, aos seus alunos dedicou imenso amor e carinho. No ano seguinte, passou a ser diretor da mesma instituição, para ele na época foi momento de inseguranças, por que imaginava não ser capaz de administrar aquele ambiente escolar e muito se questionava, mesmo com todos os obstáculos assumiu com eficácia e dedicação seu novo trabalho aos poucos foi conquistando a todos inclusive a comunidade. Com o tempo seu interesse de ampliar aquela escola e principalmente de transformar a comunidade Córrego dos Reinados já se tornava um sonho.
Ainda no ano de 1989 no dia 07 de maio, fundou o Grupo Shalom juntamente com as catequistas daquela época que teve início com 12 integrantes, sendo jovens de 15 anos, com cinco meses de criação já estava com 35 a 40 adolescentes. Aos poucos o interesse das crianças em frequentar um grupo foi despertando e ele conhecendo esta necessidade e muito otimista criou o Mine Shalom para integrantes de 12 a 15 anos. Em sequência fundou Grupo das Filhas de Maria, Grupo de Casais, Grupo dos Idosos, Terço dos Homens, foi monitor de Crisma e Coordenador da equipe de catequese do município a quem dedicou sua outra parte da vida. Com lutas, garras e determinação como líder de grupos e com seu carisma tornou-se popular e admirado pela sociedade. Com todo trabalho pastoral sob sua coordenação fugiu da vida social para uma vida mais íntegra com Deus.
Com a existência dos grupos como também a necessidade de transformar a comunidade, através do Monsenhor Odécio Loiola Sampaio e com auxílio de todos do bairro fundou a Capela Mártir São Sebastião no ano de 1994. Em sintonia com a paróquia Nossa Senhora da Conceição sob orientação do vigário Padre João Batista R Vasconcelos formou o conselho da capela o qual era ele quem o administrava.
Desde criança engajou na vida religiosa e criou a ideia imaginária de ser sacerdote que o deixava confuso em suas decisões, mas com o tempo descobriu que não era esta sua vocação, participou de vários eventos importantes com diversas autoridades que ficaram marcados em sua vida como memória de um jovem que lutou pelo espaço na sociedade.
Em fevereiro de 1993 durante o carnaval lutou para atrair a atenção dos jovens do bairro com o bloco Máscara Negra, tornando para todos um motivo de diversão que aos poucos tornou presidente deste bloco que abrilhantava o carnaval da cidade.
Em 1997 casou-se com a jovem Genilza, na igreja Mártir São Sebastião, através deste matrimônio Deus lhe concedeu o dom de ser pai da nossa querida Samara.
Exerceu seu magistério nas escolas Mário Louzada sua escola primogênita, Escola João Adeodato, Escola Marieta Santos e Instituto Imaculada Conceição.
Dedicado, cursou o ensino superior pela Universidade UVA em 2012, fazia parte da turma de conclusão no curso de História. Determinado não parou, em 2014 concluiu Prós Graduação em História e Geografia, em 2015, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na Universidade FAK. Fez vários cursos na área do magistério. Se preparava mesmo, tinha bastante estímulo para se aperfeiçoar para desempenhar bem seu papel em tudo que fazia, era apaixonado pela educação, incentivava sempre seus alunos a se destacarem na aprendizagem como também mantinha bom relacionamento com todos que faziam a instituição escolar. Infelizmente em 05 de julho de 2016, faleceu.
Pelas razões expostas, contamos com o apoio de nossos ilustres pares para a aprovação desta proposição, para prestar a devida homenagem a este cidadão.
SÉRGIO AGUIAR
DEPUTADO