“DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE”.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ D E C R E T A:
Art. 1º. Fica incluído o evento “Nossa Senhora das Candeias”, no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, no Município de Juazeiro do Norte/CE.
Art. 2º. Está Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
BRUNO PEDROSA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, termina o ciclo das principais romarias de Juazeiro do Norte, no Ceará, um dos mais importantes destinos de turismo religioso do Brasil.
A romaria de Nossa Senhora das Candeias atrai à cidade de Juazeiro do Norte cerca de 400 mil romeiros, que pagam promessas, participam de celebrações eucarísticas, confissões de uma grande procissão noturna à luz de velas, que encerra a festa.
Associada no calendário litúrgico católico ao dia da Apresentação do Senhor, a festa de Nossa Senhora das Candeias foi idealizada pelo padre Cícero Romão Batista, o Padre Cícero.
Segundo a tradição, ele teria sugerido e incentivado a realização de uma grande procissão de luzes, na qual os romeiros e os habitantes de Juazeiro do Norte saíam pelas ruas, conduzindo candeeiros e lamparinas, reverenciando a pessoa de Nossa Senhora, que tem entre os seus títulos o de Nossa Senhora das Candeias.
Essa festa religiosa celebra a apresentação do menino Jesus no templo, em Jerusalém, conforme a tradição judaica.
Com isso, Nossa Senhora estaria apresentando ao mundo a luz dos povos que veio para tira-los das trevas, libertando os seres humanos do pecado e da maldade.
A lei judaica também obrigava as mulheres, que durante a gestação eram consideradas impuras, a se apresentarem aos sacerdotes do templo quarenta dias após o nascimento do bebê, para serem purificadas.
Por essa razão, Nossa Senhora também tem o título de Nossa Senhora da Purificação.
Além de Nossa Senhora das Candeias, outros títulos relacionados à apresentação do menino Jesus ao templo são Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora da Apresentação.
Diante do exposto, conto com os nobres pares da aprovação desta propositura que submeto a este Soberano Plenário.
BRUNO PEDROSA
DEPUTADO