PROJETO DE LEI N° 156/2022
"DENOMINA MARIA VILANI RODRIGUES MARQUES O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI, NO MUNICÍPIO DE IPAPORANGA, CEARÁ."
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica denominado de “MARIA VILANI RODRIGUES MARQUES o Centro De Educação Infantil – CEI, no município de Ipaporanga, Ceará.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário
JEOVÁ MOTA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Maria Vilani Rodrigues Marques, nascida em 05 de fevereiro de 1943. Filha primogênita de João Rodrigues Sobrinho e Gonçala Bezerra da Silva. Casou-se com Manoel Almeida Marques e tiveram cinco filhos: Francisca Jeane (in memorian), João Sandoval, Antônio Sandro, Cláudia Rejane e José Sanjeval.
Dona Vilani tinha como inspiração seu pai, João Rodrigues, líder político daquela região, vereador por quatro legislaturas e uma referência para todos que os conheceram.
Enveredou pelo caminho da docência, inspirada pelos ensinamentos de Paulo Freire, retirou muitos conterrâneos da escuridão do analfabetismo, protagonista de muitos eventos culturais no antigo grupo escolar D. Luíza Távora em Sítio Araras. Com sua sapiência e competência, tornou-se diretora escolar daquela unidade de ensino, inspirando outras jovens a seguirem o labor pedagógico na Região serrana. Líder comunitária nata foi eleita delegada do sindicato.
Diante do alto índice de analfabetismo da região, D. Vilani era incumbida a escrever cartas para os familiares de amigos e vizinhos que residiam em outras regiões do país. Dedicou sua vida ao sacerdócio do magistério e à sua família, maior patrimônio.
Em 1988 concorre a uma cadeira na Câmara Municipal de Ipaporanga, sendo a primeira mulher a assumir uma cadeira no legislativo local, mesmo que de forma interina em face da licença de um dos seus pares.
Vilani Rodrigues trabalhou no IBGE nas funções de supervisora e recenseadora. Foi diretora da Creche Criança Feliz por oito anos, na sede do município, lugar onde criou laços de amizade com todos os familiares que confiavam suas crianças àquela instituição infantil.
Na condição de professora aposentada, se dedicou a outros ofícios, tais como Apostolado da Oração, a qual teve a honra de presidir esta consagração religiosa. Foi cofundadora da Associação ABCD, na sede do município, chegando à presidência daquela instituição, no qual conseguiu junto ao ministério das comunicações a concessão de uma rádio comunitária para a cidade de Ipaporanga, intitulada Rádio Voz do Povo FM, que ainda hoje presta serviços à população.
Já com idade avançada, ela sempre foi uma mulher à frente do seu tempo, usava o computador e as redes sociais com assiduidade. Vítima de asma crônica e outros problemas associados, lutou com garra pela sua saúde, mas, o infortúnio da pandemia que atingiu nosso planeta lhe trouxe angústia, tristeza e melancolia.
No dia 04 de julho de 2020, Vilani Rodrigues veio a falecer, porém, deixando um legado de amor ao próximo, respeito, solidariedade e determinação.
Diante do exposto, pedimos o apoio dos nobres membros desta Casa para a aprovação desta proposta.
JEOVÁ MOTA
DEPUTADO