PROJETO DE LEI N° 154/2022
“DENOMINA “PADRE LEONARDUS MARIA PETRUS JETTEN” O GINÁSIO A SER CONSTRUÍDO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ENÉAS OLÍMPIO DA SILVA NO CENTRO DO MUNICÍPIO DE IRACEMA-CE”.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominada de “PADRE LEONARDUS MARIA PETRUS JETTEN” o ginásio a ser construído na Escola de Ensino Médio Enéas Olímpio da Silva no centro do município de Iracema-CE.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
ELMANO FREITAS
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Nascido em 28 de dezembro de 1929, na província de Utrecht – Holland, o Padre Leonardus Maria Petrus Jetten gravou seu nome na memória e no coração do povo de Iracema.
De cedo, na família e na escola, foi despertado para as Missões no Terceiro Mundo. Apaixonado pelas Missões, chega ao Brasil em 09 de novembro de 1955, passando nas casas de formação para missionários do Recife, Belo Horizonte e, finalmente, Capuan – Caucaia – Ceará, na Congregação Sociedade do Santísssimo Sacramento. Concluiu os estudos em 1961.
No dia 03 de janeiro de 1962, é ordenado sacerdote por Dom Jan Bluyssen, em Nijmegen – Holland, e volta para o Brasil, sua “Terra Amada”. Permanece no convento do Capuan – Caucaia – Ceará, como vigário coadjutor e professor de História no Seminário. Em meados de 1967 toma conhecimento que a diocese de Limoeiro do Norte – CE, estava com paróquias vacantes. Procura o Bispo de netão, Dom José Freire Falcão, e logo encontra o seu lugar para desenvolver trabalho missionário.
Em 1968, precisamente em 18 de janeiro, foi para Iracema, no Episcopado de Dom José Freire Falcão e lá se estabeleceu até a sua morte.
Sua devoção não se limitou às quatro paredes da igreja, sem alardes, autopromoção, ou vaidades, seu espírito generoso socorreu os mais pobres naquilo que lhe pareceu mais significante: o cuidado com a vida, a saúde, com a construção do prédio do atual hospital e maternidade, em parceria com a comunidade local e Holanda, na década de 1970. Viveu intensamente a vida da comunidade paroquial. Não concebia a religião desencarnada da política, tendo lutado muito na defesa dos menos favorecidos e daquilo em que acreditava, sempre afirmando que a Educação é o caminho da libertação.
Dedicou-se a Iracema até a sua morte, aos 6 de setembro de 2003, tendo sido sepultado no cemitério Municipal de Iracema sob os dizeres “Iracema é meu amor, Icapuí minha segunda casa”.
Com isso, contamos com o apoio e voto dos deputados e deputadas para aprovação deste projeto para prestar à sua memória esta justa homenagem.
ELMANO FREITAS
DEPUTADO