VOLTAR

PROJETO DE LEI N° 142/2022

 

“DENOMINA DE FERNANDO ANTÔNIO MESQUITA ARAÚJO, O POSTO DA EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO CEARÁ- EMATERCE, DO MUNICÍPIO DE ITAPAJÉ-CE.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominado de FERNANDO ANTÔNIO MESQUITA ARAÚJO, o posto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE, localizado no município de Itapajé-Ce.

Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

EVANDRO LEITÃO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Fernando Antônio Mesquita Araújo nasceu no dia 01 de novembro de 1954, na cidade de Fortaleza, indo logo após o seu nascimento para Itapajé/CE, cidade que tem suas raízes, seus familiares e também onde desempenhou suas atividades profissionais.

Fernando Antônio Mesquita Araújo passou sua infância naquela Comarca e na adolescência mudou-se para Fortaleza para cursar o ensino médio e posteriormente sua faculdade, onde sua rotina passou a ser durante a semana em Fortaleza para estudar e aos finais de semana retornava para Itapajé.

O mesmo veio a cursar Agronomia na Universidade Federal do Ceará - UFC, e colou grau no ano de 1977. Logo após sua colação no ensino superior prestou concurso público para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, obtendo aprovação e nomeação para assumir a vaga no Município de Brejo Santo, onde permaneceu por 02 (dois) anos.

Em seguida foi transferido para o Município de Itapajé/CE, passando a desenvolver suas atividades neste Município e no  Vale do Curú. Em Abril de 1998 foi nomeado gerente da Ematerce encarregado pela Região do Vale do Curú e permaneceu neste cargo até o seu falecimento em 29 de abril de 2021.

Durante seus 40 (quarenta) anos desenvolvendo suas atividades neste núcleo, o mesmo, apelidado pelo homem do campo de Dr. Fernando da Ematerce, cultivou uma excelente convivência com seus colegas de trabalho, mantendo sempre o respeito e presteza neste local, e que é facilmente homenageada sua memória por todos que ali trabalham.

Com o homem do campo, este manteve uma relação de amizade, procurando sempre ser útil e disponível para todos que chegavam na Ematerce, buscando atender as necessidades desse povo e também tentando amenizar os impactos ocasionados pela seca no Nordeste.

Conclui-se que as pessoas que trabalham no núcleo da Ematerce da Região do Vale do Curú, bem como o homem do campo, possuem respeito e gratidão ao Dr. Fernando pelos anos de trabalho, que aflorou numa relação de amizade e respeito, permanecendo presente em suas memórias.

 

 

EVANDRO LEITÃO

DEPUTADO