VOLTAR

PROJETO DE INDICAÇÃO N.° 92/2022

 

“DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA ESTADUAL ECOLÓGICO PARA A ADOÇÃO E INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE BARREIRAS ECOLÓGICAS NA REDE HIDROGRÁFICA PARA CONTENÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM RIACHOS, CÓRREGOS, CANAIS E RIOS QUE CORTAM AS CIDADES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ INDICA:

 

Art. 1º. Dispõe sobre a obrigatoriedade de criação e instalação de Sistema de Ecobarreiras com integração e criação de ecopontos formando um sistema de remoção e reciclagem de lixo em corpos hídricos na rede hidrográfica cearense, para contenção de resíduos sólidos, com o objetivo de deter o avanço à zona costeira dos resíduos flutuantes descartados e dispostos inadequadamente nos corpos d&,39;água, como riachos, córregos, canais e rios.

Paragrafo I – considera-se barreias ecológicas as estruturas flutuantes que, instaladas transversalmente nas calhas de rios nos trechos próximos à foz, retêm o lixo flutuante, mediante a utilização de materiais reciclados para flutuação, como garrafas PET, bombonas plásticas e congêneres com o objetivo de estimular os processos de reciclagem, além de tornar a estrutura mais econômica e de fácil manutenção. 

Paragrafo II – considera-se ecopontos: Unidades de recepção, separação, pesagem e prensagem de lixo para reciclagem, bem como para a compra de lixo reciclável separado por moradores das áreas de entorno, tornando-se um ponto de referência para esta atividade para toda a comunidade e incentivo na redução de lançamento de lixo em locais inadequados.

Paragrafo III – considera-se resíduos flutuantes: material sólido persistente que pode flutuar ou permanecer em suspensão na água.

Art. 2º. As áreas e locais aonde serão instaladas as barreiras ecológicas e os ecopontos serão definidas pelo Poder Executivo Estadual, sendo conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente.

Art. 3º. O Poder Executivo poderá celebrar convênios com universidades,escolas, organizações não governamentais, associações, cooperativas, instituições públicas e privadas, para a realização de estudos científicos, instalações, e manutenção das estruturas, bem como coleta, triagem e encaminhamento para reciclagem dos resíduos flutuantes retidos nas barreiras ecológicas.

 

 

APÓSTOLO LUIZ HENRIQUE

DEPUTADO

 

 

 


JUSTIFICATIVA:

 

O sistema de ecobarreras é um projeto de pesquisa aplicada na área de desenvolvimento sustentável. O projeto envolve a análise da sustentabilidade sócio-econômica e ambiental de técnicas de redução do aporte de lixo flutuante em bacias hidrográficas e foi idealizado com o objetivo principal de remover e reciclar uma parcela do lixo flutuante presente nos rio, reduzindo, conseqüentemente, o aporte diário de lixo para aqueles corpos hídricos, bem como dimunuindo a ocorrência de inundações e alagamentos.

O seu núcleo consiste na contenção de lixo flutuante que é lançado oumuitas vezes despejados em regiões hídricas, poluindo e até mesmo acabando coma vida aquática daquele local e visa a instalação de redes coletoras em pontos estratégicos de rios, lagoas, córregos, canais ou local determinado, contribuindo efetivamente para o recolhimento de materiais sólidos flutuantes que podem ser encaminhados às cooperativas para reciclagem, gerando renda e tirando centenas de trabalhadores do desemprego.

O projeto visa ainda, atividades de cunho ambiental, pois conscientiza população e empenho do poder público através do recolhimento desses materiais,diminuindo custos significativos que podem ser empregados em outras áreas, visto que o Brasil é 4º (quarto) país que mais gera lixo plástico no mundo, um dado preocupante, mas que pode ser mudado com ações eficazes ao meio ambiente e quegeram renda a inúmeras famílias.

 

 

APÓSTOLO LUIZ HENRIQUE

DEPUTADO