VOLTAR

PROJETO DE INDICAÇÃO N.º 184/2022 

 

“IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ROAD SHOW HUAWEI SOLAR NO ÂMBITO DO ESTADO DO CEARÁ.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ D E C R E T A:

 


Art. 1º. Fica instituído o Projeto Road Show Huawei Solar no âmbito do Estado do Ceará.

Art. 2º. O programa tem por objetivo oferecer capacitação gratuita em instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica à população no estado do Ceará.

Art. 3º. Os beneficiados com o programa serão ferramentas do desenvolvimento sustentável para renovar a matriz energética, e estimular na população cearense à adoção de ações ambientalmente mais responsáveis e que podem refletir positivamente também na própria economia.

Art. 4º. Poderão ser firmadas parcerias entre as Secretarias do Estado e a iniciativa privada para atender ao disposto nesta Lei.

Art. 5º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:


A proposta, que cria o projeto Road Show Huawei Solar, que circula desde 2021 pelo estado de São Paulo oferecendo capacitação gratuita em instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica à população, foi um dos destaques do relatório do Future Fund, fundo internacional que visa contribuir para minimizar os impactos das mudanças climáticas no mundo, divulgado recentemente. 

A iniciativa de apoio ao uso de energias renováveis foi selecionada pelo The Climate Group em 2020 para receber aporte de US$ 10 mil para contribuir com a realização do projeto. 

No material, a entidade atenta para a passagem da ação – que recebe apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) e é realizada pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) – por 13 municípios do Vale do Ribeira no primeiro semestre do ano passado. 

A região integra o programa estadual Vale do Futuro, de fomento ao desenvolvimento sustentável e que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Na época, 260 pessoas foram capacitadas e receberam, ao final, um certificado de conclusão do curso. 

Ainda no decorrer do documento, o fundo internacional destaca que o projeto não apenas contribuiu para os planos de recuperação econômica pós-pandemia de Covid-19 e a geração de empregos verdes, mas também se alinhou às metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado (PEMC) visando cumprir o Acordo de Paris e as campanhas Race to Zero e Race to Resilience, ambas da Organização das Nações Unidas (ONU) e das quais o Governo do Estado aderiu em 2021. 

Até meados de fevereiro deste ano, a ação já percorreu 21 municípios paulistas, contabilizando mais de 729 pessoas capacitadas.

O projeto da ABGD, que já beneficiou outros estados, conta com o patrocínio da empresa de tecnologia Huawei, da Risen Solar Technology, Charles Stewart Mott Foundation e da Solfácil.

 

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO