VOLTAR

PROJETO DE INDICAÇÃO N.º 182/2022

 

“IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS EM PINDORETAMA SITUADO NO ESTADO DO CEARÁ.”


A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ D E C R E T A:

 

Art. 1º. Fica instituído a implantação de um laboratório de análises clínicas no município de Pindoretama, âmbito territorial do Estado do Ceará.

Art. 2º. O laboratório de análises clínicas terá suas atividades principalmente relacionadas com os programas de saúde pública individual e estará funcionando junto a hospitais, clínicas, casas de saúde, consultórios ou isoladamente a serviço do público em geral.

Art. 3º. Poderão ser firmadas parcerias entre as Secretarias do Estado para atender ao disposto nesta Lei.

Art. 4º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

BRUNO PEDROSA
DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

A proposta busca promover a melhoria ao acesso à saúde pública dos munícipes da cidade de Pindoretama-CE.

Podemos entender por laboratório como sendo um local equipado para estudo experimental em uma ciência ou para testes e análises. Local que oferece oportunidade para experimentação, observação prática em um campo de estudo ou onde se elabora, se transforma alguma coisa em outra.

Ainda poderíamos dizer, de uma forma mais ampla, que é todo local onde se processa transformação notável.

Na área da saúde empregamos o termo "laboratório de saúde" para significar os laboratórios cujas atividades cumprem os objetivos e funções da medicina preventiva e curativa: laboratório de saúde pública, laboratório de hospital e outros laboratórios, que de um modo ou de outro se ocupam com a saúde da população de um país, tanto no plano individual como coletivo.

Embora saibamos que, na prática, permanentes e íntimas inter-relações surjam no exercício das múltiplas atividades da saúde pública e da medicina, impostas pela natureza do fenômeno biológico-social da saúde que é obrigatoriamente unitário, para melhor compreensão podemos considerar dois tipos fundamentais de laboratórios: a) laboratório de saúde pública; b) laboratório de análises clínicas.

O laboratório de análises clínicas tem suas atividades principalmente relacionadas com os programas de saúde individual e encontra-se funcionando junto a hospitais, clínicas, casas de saúde, consultórios ou isoladamente a serviço do público em geral, como organismos autônomos.

Dentre os chamados laboratórios de análises clínicas sobressaem os laboratórios de hospitais, cujos serviços prestados dependem primariamente do tipo e da magnitude dos trabalhos que realize o hospital ao qual serve, podendo variar desde atividades muito complexas, nas quais se incorpore um considerável conteúdo da investigação clínica e docência, até a execução de afazeres relativamente simples que exigem somente a aplicação de métodos pouco complicados.

 

 

BRUNO PEDROSA
DEPUTADO