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PROJETO DE IDICAÇÃO N.º 160/2022

 

“DISPÕE ACERCA DA DIVULGAÇÃO EM PDF OU IMPRESSOS DO APLICATIVO GRAPHOGAME COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA ALFABETIZAÇÃO, ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS E DOS SÍTIOS ELETRÔNICOS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ.”

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ INDICA:

 

Art.. 1º - Fica instituída a disponibilização de material informativo e de divulgação, do aplicativo GraphoGame como importante ferramenta de auxílio na alfabetização.

§ 1º. O material de divulgação será produzido em formato de folheto, cartilha e/ou guia, em PDF ou impresso;

§ 2º. A divulgação da qual trata o caput do presente artigo será realizada através das redes sociais e dos sítios eletrônicos da Secretaria Estadual de Educação, bem como, através da fixação de material impresso em espaços escolares, com a finalidade de divulgar, informar, orientar e esclarecer a população sobre o uso do Aplicativo;

§ 3º. O material de que trata o caput utilizará preferencialmente recursos literário dessa natureza já disponíveis, ou produzido, tomando como modelo ou exemplo, a cartilha produzida pelo Ministério da Educação;

§ 4º. O material do qual trata esta indicação será disponibilizado gratuitamente, podendo ser reproduzido total ou parcialmente, desde que citada a fonte.

Art. 2º – A Secretaria da Educação do Estado do Ceará poderá estabelecer parcerias para que possam contribuir tecnicamente para a elaboração de material informativo e/ou educativo que trata esta indicação.

Art. 3º – Estando a presente proposição de acordo com a conveniência do poder Executivo, de acordo com a Constituição Estadual, o Governo do Estado adotará as diligencias necessárias para efetivação da presente indicação.

 

 

ANDRÉ FERNANDES

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Recentes estudos na área da edução em nosso Estado dão conta do alto índice de analfabetismo, principalmente como reflexo das restrições impostas pelo momento de pandemia que vivemos, estudos esses, apontados inclusive por matéria publicada no Jornal O Povo, da qual destacamos alguns trechos:

Os impactos da Covid-19 na educação ao longo desses dois anos vêm se mostrando pouco a pouco. Em Fortaleza, o cenário mais impactado está no ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino.

A partir de uma Avaliação Diagnóstica de Rede (ADR), realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em fevereiro deste ano, foi diagnosticado que 60% dos alunos do 1º, 2º e 3º anos na rede municipal iniciaram o ano letivo de 2022 com problemas na leitura e escrita. O percentual corresponde a 33,9 mil alunos da rede de ensino afetados, de um total de 56,5 mil estudantes matriculados.

No diagnóstico, foram identificados níveis críticos e muito críticos da aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização, como problemas na identificação de letras, formação de palavras, sílabas, dificuldades na leitura de nomes, frases e textos, a partir do que é esperado para cada série, conforme o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc). Entre exemplos, estão alunos que no final do 2º ano eram esperados concluir a série lendo com fluência, mas que apresentaram dificuldades.

De acordo com a doutora em educação e professora de letramento e alfabetização da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Claudiana Nogueira de Melo, a alfabetização é um direito de aprendizagem e é fundamental que ela ocorra na infância. "A gente espera que essa aprendizagem ocorra dentro do ciclo de alfabetização. A criança precisa ler e escrever para estar incluída socialmente e poder participar de todas as situações que envolvem a linguagem em vários segmentos sociais", explica.

Analisando atualmente o cenário da educação municipal, a especialista destaca os impactos da pandemia da Covid-19 nos estudantes. "Depois desses dois anos longe [da escola], houve muitos impactos na aprendizagem dessas crianças. Vão desde o sentimento de pertencimento da cultura escolar que não foi vivenciado, como compreensão das regras do cotidiano escolar e das relações, no qual impactou também; até o baixo desempenho das aprendizagens mínimas para alguém aprender a ler e escrever", cita.”

O lançamento do GraphoGame no Brasil é uma ação do Ministério da Educação, no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e do programa Tempo de Aprender, com a colaboração de cientistas brasileiros, para apoiar os professores, em atividades de ensino remoto, e as famílias, no acompanhamento das crianças no processo de aquisição de habilidades de literacia.

O GraphoGame ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro. O jogo é especialmente eficaz para crianças que estão aprendendo as relações entre letras e sons. Tudo isso sem anúncios e totalmente off-line!

O aplicativo apresenta uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas, a fim de desenvolver, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura. O GraphoGame é o resultado de décadas de pesquisas de cientistas da leitura da Finlândia e de outros países. Todo o seu conteúdo foi adaptado para o português do Brasil pelo Instituto do Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Portanto, ante ao evidente interesse público da matéria e, principalmente, em razão da importância deste projeto, conto com o apoio dos meus nobres pares para a aprovação da presente propositura.

 

 

ANDRÉ FERNANDES

DEPUTADO