PROJETO DE INDICAÇÃO N.º 138/2022
“INDICA A REALIZAÇÃO DE TESTES VOCACIONAIS
PARA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO CEARÁ.”
A ASSEMBLEIA
LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ INDICA:
Art.
1º O Poder Executivo disponibilizará, através da Secretaria Estadual de
Educação, a realização de testes vocacionais a serem ofertados aos estudantes
da rede pública estadual de ensino, preferencialmente aos alunos que estiverem
cursando o último ano do ensino médio.
§
1º Os testes a que se refere o caput deste artigo serão de caráter facultativo,
não incidindo qualquer sanção escolar sobre aqueles que optarem por não
realizá-los.
§
2º Os resultados dos testes vocacionais poderão ser entregues exclusivamente
aos alunos, aos seus pais ou responsáveis, havendo total sigilo por parte dos
profissionais responsáveis pela análise e resultado dos mesmos.
Art.
2° Os testes vocacionais serão programados e realizados por equipes técnicas
especializadas na área de psicologia do quadro de servidores públicos do
Estado.
Art.
3º A Secretaria de Educação do Estado coordenará todos os atos e fases dos
testes vocacionais, observando as técnicas e práticas adotadas pelos
profissionais em psicologia.
Art.
4º O poder público estadual poderá efetuar convênios ou parcerias com entes
públicos ou privados para a realização dos testes vocacionais e assim
contribuir no sentido da escolha profissional adequada para cada estudante que
optar pela realização dos testes.
ROMEU ALDIGUERI
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
O
objetivo central da presente propositura é proporcionar aos jovens estudantes
da rede de ensino público estadual melhores
possibilidades de êxito no processo de escolha da profissão que devem seguir. É
natural que a dúvida esteja muito presente na fase da juventude, o que implica
na necessidade de apoio e incentivo na busca da carreira com a qual cada um
mais se identifique.
Nesse
sentido, a aplicação de testes vocacionais é uma estratégia importante,
contribuindo significativamente para que o indivíduo possa identificar, através
de critérios científicos, as carreiras que mais se alinham com suas
habilidades, com seus gostos e satisfações. Esse processo de escolha exige a
participação de profissionais qualificados em etapas importantes de
autoconhecimento, como entrevistas psicológicas, avaliações e orientação
profissional. Evita-se, assim, que jovens invistam seu tempo de estudo superior
em áreas com as quais não se identifiquem verdadeiramente, tendo, muitas vezes,
que recomeçar sua vida acadêmica, carregando consigo a amarga sensação de
‘tempo perdido’ na experiência acadêmica anterior.
Os
testes vocacionais, portanto, otimizam as chances da
escolha certa e oportunizam maiores probabilidades de sucesso profissional, e consequentemente, potencializam as possibilidades de
realização e de felicidade!
Desta
feita, segue a presente propositura para o Plenário desta Augusta Casa
Parlamentar, na certeza de que, sendo aprovado e posteriormente acatado pelo
Poder Executivo, possa representar importante ganho na vida dos jovens
cearenses que almejam ingressar na faculdade e assim se firmarem
profissionalmente na busca de conquistas individuais e coletivas.
ROMEU ALDIGUERI
DEPUTADO