VOLTAR

 

PROJETO DE LEI N° 87/2021

 

“DENOMINA JOSÉ FLAVIANO FEITOSA NUNES (VELINHA), A CICLOVIA QUE LIGA OS MUNICÍPIOS DE CRATO, JUAZEIRO DO NORTE E BARBALHA”.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1° - Fica denominado de José Flaviano Feitosa Nunes (Velinha), a ciclovia que liga os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 03 de março de 2021.

 

 

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

O presente Projeto de Lei tem por finalidade homenagear o ciclista José Flaviano Feitosa Nunes, comumente conhecido por “Velinha”, cratense, nascido em 23 fevereiro de 1974. Era conhecido por todos pelo seu carisma. Uma pessoa contagiante, bem humorada e ao mesmo tempo séria quando necessário. Um homem de varias paixões, o trabalho, a música, a política, e por último, o que prevaleceu foi o ciclismo.

Quantos se arriscariam por sua paixão? Ele o fez, durante anos, com muito cuidado e segurança. Pedalando por mais de 10 anos, foi pioneiro entre os ciclistas da cidade a participar das provas.

Assim como em tudo em sua vida, Velinha dedicou-se ao ciclismo com empenho e responsabilidade, mostrando a importância da segurança e prudência no esporte. Mas nunca deixou o risco ser um limitador em nada na sua vida. Aliás, era isso que o alimentava, o desafio. Marcou a vida de todos a sua volta, era uma pessoa ímpar, excepcional, algo visível mesmo para quem não teve oportunidade de conviver com ele durante muito tempo.

Faleceu em 17 de fevereiro de 2021, deixando um legado de superação e dedicação. Certamente cumpriu sua missão como filho e amigo. Sendo assim, nada mais justo, do que essa singela homenagem, a esse que foi um ilustre cidadão Cratense.

Importante destacar que o equipamento a que se pretende nomear foi inaugurado em dezembro de 2017 e liga os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri, com uma extensão de 17 km. A extensão da ciclovia é a maior do interior do Ceará e a segunda maior do Estado.

A ciclovia possui faixas nos dois sentidos: são sete quilômetros ao longo da Avenida Padre Cícero (Crato – Juazeiro) e dez quilômetros pela avenida Leão Sampaio (Juazeiro – Barbalha). O corredor, reivindicação de mais de 14 movimentos de ciclistas da região, teve investimento da ordem de R$ 3 milhões e vai beneficiar mais de 457 mil caririenses.

 

 

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA