VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 584/2021

 

“DENOMINA DE ISAAC GOMES DA SILVA, O TRECHO DA CE – 397 QUE LIGA O DISTRITO DE POÇO DO PAU EM BREJO SANTO AO DISTRITO DE PALESTINA DO CARIRI, EM MAURITI”.

 


A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica denominado de ISAAC GOMES DA SILVA, o trecho da CE – 397 que liga o Distrito de Poço do Pau em Brejo Santo ao Distrito de Palestina do Cariri, em Mauriti.

Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

AUDIC MOTA
DEPUTADO

 

 

 


JUSTIFICATIVA:

 

Isaac Gomes da Silva, carinhosamente chamado de “Seu Isaac” nasceu no dia 18 de fevereiro de1929, no Sítio Giqui, na época município de Milagres/CE. Filho de João Gomes da Silva, de família do Rio Grande do Norte, de origem portuguesa e de Regina Maria de Jesus, da família Cavalcante, alagoana, de origem italiana. Agropecuarista, de pequenas posses, pai de sete filhos, iniciou seus estudos junto com os irmãos em uma escola municipal no mesmo sítio, na casa de sua prima Maria Barros de Sousa.

No dia 27 de agosto de 1938, Mauriti desagrega-se do Município de Milagres. Na época o homenageado contava com 9 anos de idade e naquele mesmo ano, no dia 07 de dezembro, fez a primeira comunhão, na véspera da festa de Imaculada Conceição.

Ainda jovem percebeu que tinha vocação para o comércio. Frequentava as feiras de Mauriti com seu pai, montados em cavalos e às vezes sobre cargas de cereais nas carroças ou em carros de boi. Ficava fascinado por aquele mundo novo: os senhores bem vestidos por trás dos balcões das mercearias, farmácias, lojas de tecido, bancas de miudezas, etc.

Em 1947, quando estava com 18 anos, juntamente com alguns parentes e amigos, deram início a feira do povoado Favela, que naquela época tinha apenas a capela e oito casas e hoje é a Palestina do Cariri. Começou vendendo miudezas em uma barraca coberta de palhas de coqueiro. Algum tempo depois passou a vender também tecidos e em seguida, já com uma mercearia, também comprava e vendia algodão, cereais, pele e couro de animais.  

Em 1950, com o estado de saúde abalado por uma úlcera de estômago, foi aconselhado pelo médico a mudar de atividade, no entanto, manteve-se comercializando os mesmos produtos até a seca de 1955.

Em 1956 adquire uma farmácia e continuou com suas atividades na agropecuária nas terras de seus pais vendendo principalmente cereais e algodão.

Em 1961 foi aprovado em curso técnico de avaliador, para trabalhar em serviço terceirizado na carreira agrícola do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Em 1966 foi convencido pelas lideranças políticas de sua família a candidatar-se ao cargo de vereador, ocasião em que foi eleito com o segundo maior números de votos pela ARENA (antiga UDN). Naquela época já gozava de grande influência na população local, devido a sua habilidade como farmacêutico prático, atendendo a todos sem distinção, mesmo os que não tinham posses.

Em 1970 vendeu sua farmácia e mudou-se com a família para a cidade de Missão Velha, onde trabalhou na administração do primeiro hospital daquela cidade.

Em 1973 retornou para sua terra natal, fixando-se na cidade de Mauriti. Desde então participou ativamente dos movimentos sociais daquela cidade, sendo um dos fundadores do Rotary Clube de Mauriti, onde desenvolveu um grande trabalho.

Era casado com Dona Zildene há 50 anos quando faleceu em 01 de agosto de 2014, deixando seis filhos: Gilberto Gomes Ribeiro, médico; Adélia Gomes Ribeiro Sampaio de Lacerda, fisioterapeuta; Isaac Gomes da Silva Júnior, comerciante; Regina Jacqueline Gomes Ribeiro de Brito, engenheira civil; Iassodara Gomes Ribeiro de Lacerda, engenheira civil; Sheila Ribeiro Gomes, técnica em farmácia.

Diante do exposto, pedimos o apoio dos nobres membros desta Casa para a aprovação desta proposta.

 

 

AUDIC MOTA
DEPUTADO