VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 572/2021

 

“DENOMINA PREFEITO FRANCISCO FILGUEIRA DE ANDRADE O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A SER CONTRUIDO EM IRACEMA/CE”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Fica denominado Prefeito Francisco Filgueira de Andrade o Centro de Educação Infantil a ser contruido no município de Iracema/CE.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

ANTÔNIO GRANJA

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Nascido em 06 de janeiro de 1929, na CIDADE DE BREJO DO CRUZ - PARAÍBA. Filho de Agricultores: ANTÔNIO FERREIRA DE ANDRADE E MARIA OLIVEIRA FERREIRA. Aos 9 anos de idade ficou órfão de mãe e aos 15 anos de idade migrou com sua família para estado Ceará e foram residir na localidade de Bom Jardim hoje Potiretama pertencente ao município de Iracema ainda denominada vila Quixosó, pertencente ao município de Pereiro. Na sua juventude foi agricultor, comerciante muito querido por populares naquele distrito, participando ativamente da história política do município de Iracema, desde a sua emancipação. Logo conquistou seu espaço dentro da política e foi eleito Vereador nos meados de 1970 chegando a presidir a Câmara Municipal de Iracema e  em 1976  foi eleito vice-prefeito na chapa com Expedito Leite da Silva, subsequentemente assumiu o cargo de prefeito logo após o falecimento do  prefeito Expedito ocorrido no ano de 1977. Esse exercício durou até o ano de 1982 chamado mandato tampão.

Em sua vida pública, foi um grande contribuinte para o desenvolvimento da cidade de Iracema, com o incentivo à agricultura e outros setores. Sua prestação de serviços, amizades, boas ações, lhe trouxera de forma carinhosa, o apelido de Chiquinho Filgueira, também conhecido como o PAI DOS POBRES, por dar atenção prioritária a tantos filhos de Iracema que necessitavam e o procuravam para pedir sua ajuda.

Em 1988, foi mais uma vez eleito prefeito do município no exercício de 1989 a 1992. E em 1996, novamente eleito, cumpriu seu mandato até 31 de dezembro de 2000. Pouco depois, já com mais idade, foi morar na capital do Estado, mas sempre esteve presente no município que o adotou como filho ilustre. Sempre visitando parentes, amigos, comerciantes, pois sempre foi muito forte a sua ligação com a cidade e com seus municípes, cultivando laços de amizade com as famílias Iracemenses.

Aos 91 anos de idade, Francisco Filgueira de Andrade. foi internado para tratar de uma pneumonia no hospital São Mateus na cidade de Fortaleza e veio a óbito no dia primeiro de dezembro de 2020, deixando saudade a todos os que o conheciam, e sempre lembrado pelo seu carisma  e dedicação em ajudar sempre a quem o procurava.

 

 

ANTÔNIO GRANJA

DEPUTADO