VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 562/2021

 

 “DENOMINA DE ‘FRANCISCO DE ASSIS BRANDÃO MEIRELES’ O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI, LOCALIZADO NO BAIRRO DO ESCONDIDO, MUNICÍPIO DE CHAVAL/CE.”

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica denominado de “FRANCISCO DE ASSIS BRANDÃO MEIRELES" o Centro de Educação Infantil – CEI, localizado na Rua João Damasceno Carneiro, no bairro do Escondido, município de Chaval/CE.

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

ROMEU ALDIGUERI

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

FRANCISCO DE ASSIS BRANDÃO MEIRELES

 

Francisco de Assis Brandão Meireles, nascido em 09 de dezembro de 1946, na cidade de Fortaleza/CE, mais especificamente na Avenida Imperador, nº 924; era filho de Maria de Lourdes Brandão Meireles e José Azevedo Meirelles, o caçula de nove irmãos.

Entrou na faculdade de medicina da Universidade Federal do Ceará no ano de 1966 e formou-se em 1971. Casou com Maria de Fátima Moura Meireles em 1970, um ano antes de se formar.

No final de 1971, mudaram-se para Marabá/PA através de um projeto na época chamado Projeto Rondon. Teve oito filhos, sendo quatro filhos biológicos e quatro filhos adotivos, quais sejam: Adriano, Marcos, Fernanda, Vinícius, Vitor, Talane, Dayane e Amanda.

Em 1978, depois de passarem pela segunda enchente do Rio Tocantins, resolveram voltar para Fortaleza. No seu retorno ao Ceará surgiu o convite para assumir a Unidade Mista de Saúde Antônio Cajubá de Brito na cidade de Chaval/CE. Mais precisamente no dia 21/08/1978, o Dr. Meireles chegava em Chaval para assumir o hospital.

Foi o primeiro médico residente da cidade. Na época o Estado já tinha todos os funcionários do hospital contratados. Foi um trabalho de formiguinha até deixar todos aptos a exercerem suas funções.

Estando em Chaval, também foi professor da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha e diretor da Escola Epitácio Brito de Oliveira, conhecida também como a “Escola do Doutor”.

Ainda em 1980, com o apoio dos amigos, lançou-se candidato a prefeito de Chaval. Com o adiamento das eleições, só foi ser candidato em 1982, elegendo-se para seu primeiro mandato de prefeito pelo período de 06 (seis) anos, de 1983 e 1988.

Foi prefeito pela segunda vez pelo período de 1993 a 1996. E pela terceira vez entre junho de 2007 e dezembro de 2008. Foram muitas realizações estando a frente da Chefia do Executivo de Chaval, podendo-se citar a primeira e única vez que o Açude Novo foi realmente limpo, a Barragem do Caldeirão, a construção de várias escolas tanto na sede como no interior, de calçamentos, estradas, escola de teatro, dentre muitas outras realizações.

Sempre pautou suas gestões em três pilares: Educação, Saúde e Social. As duas realizações que ele sempre considerou as mais importantes foram: a implantação do 2º grau na Escola Estadual Monsenhor José Carneiro da Cunha, onde ninguém mais precisou sair de Chaval para terminar seus estudos, e o projeto junto ao Banco KFW para que fosse construído um hospital e três postos de saúde no município.

Sempre se dedicou pessoalmente, não só como prefeito, mas principalmente como médico, em prol do povo chavalense.  No auge da pandemia, em 2020, quando nenhum médico quis ficar trabalhando no hospital municipal, o Dr. Meireles assumiu seis plantões semanais de 24 horas. Pegou a Covid 19 no dia 11/07/2020 e faleceu no dia 19/07/2020 fazendo o que mais gostava.

Quando perguntaram se ele assumiria todos esses plantões, ele respondeu com a seguinte frase: “eu não vou abandonar meu povo quando ele mais precisa de mim”.

Grande personalidade, ilustre cidadão e notável ser humano que ficará marcado na história do município de Chaval/CE.

Por todo o exposto, e na certeza de sua aprovação, submetemos o presente Projeto de Lei à apreciação desta Augusta Casa Legislativa.

 

 

ROMEU ALDIGUERI

DEPUTADO