VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 547/2021

 

 “DENOMINA DE MARIA NORMA MAIA SOARES A ESCOLA DE TRÂNSITO DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO EM SOBRAL”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Denomina de Maria Norma Maia Soares a Escola de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) em Sobral.

Art. 2º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

EVANDRO LEITÃO

DEPUTADO

 

 

 

 JUSTIFICATIVA:

 

A propositura em comento objetiva homenagear ilustre nome da história do Estado do Ceará, na medida em que a perpetuação da lembrança de Maria Norma Maia Soares faz lembrar às novas gerações seu exemplo de educadora dedicada ao desenvolvimento educacional do Ceará e da região norte em particular.

Nasceu em Fortaleza, filha mais nova de José Gondim Maia e Neusa Pordeus Maia e era casada com o ex-reitor da Universidade Vale do Acaraú e ex-deputado estadual José Teodoro Soares.

Fez os estudos de 1º e 2º graus no Colégio da Imaculada Conceição, onde concluiu o curso normal, tendo sido aluna sempre destacada, escolhida oradora da turma e convidada a ensinar no mesmo estabelecimento.

Cursou Pedagogia na Faculdade de Educação da UFC, habilitando-se também em Administração Escolar e Orientação Educacional – Supervisão Escolar na Universidade Estadual do Ceará(UECE).

Lecionou e foi vice-diretora  do Instituto de Educação do Ceará, fazendo  mestrado em Educação Brasileira na Universidade de Brasília e, no Ministério da Educação, como assessora técnica, prestou serviços na CAPES, Departamento de Assistência ao Estudante, Secretaria de Ensino de 1º e 2º graus, Secretaria de Ensino Superior, Secretaria Geral e no Gabinete do Ministro.

Na Universidade Vale do Acaraú, foi Chefe da Assessoria Técnica e Coordenadora das Edições UVA e representante da mesma Universidade no Conselho de Cultura e Patrimônio do Estado.

Entre suas obras publicadas vemos a preocupação em resgatar a história de Sobral e do estado como em: Sobral história e vida em co-autoria com a Prof.a Giovana Mont’Alverne (1997), Eclipse de 1919 – múltiplas visões (1999- Organizadora), Onde a luz fez a curva (1999-Banda desenhada), Colégio da Imaculada Conceição – roteiro para uma visita ao passado(1990), Sobral revisitada– 20 cartões postais/poemas em co-autoria com a Prof.a Regina Raick(2000) entre outras.

Participou de diversas entidades científicas em nosso Estado como a  Academia de Ciências Sociais do Ceará e a Sociedade Cearense de Geografia e História.

Também foi presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, onde ampliou a atividade da instituição em prol da assistência social à população mais carente de nosso Estado.

Veio a falecer em 06 de julho de 2014.

 

 

EVANDRO LEITÃO

DEPUTADO