VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 480/2021

 

 “DENOMINA PREFEITO FRANCISCO ALBERTO BORGES A ESTRADA QUE LIGA O MUNICÍPIO DE JAGUARETAMA AO POLO BEZERRA DE MENEZES.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica denominada de PREFEITO FRANCISCO ALBERTO BORGES a estrada que liga o Município de Jaguaretama ao Polo de Desenvolvimento Espírita Bezerra de Menezes.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

ANTÔNIO GRANJA

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Esta história de vida é uma homenagem carinhosa a Francisco Alberto Borges, conhecido por todos seus queridos conterrâneo como “Chico Borges, que ora prestam sua esposa, filhos, genros, noras, netos e bisnetos, por ocasião da inauguração da Quadra Esportiva do colégio de 1° Grau Governador Gonzaga Mota, que recebe placa em seu nome de reconhecimento pelo seu trabalho em prol da cidade de Jaguaretama.

Por oportuno, partilham dessa comemoração seus familiares expressando pensamentos que condizem com o perfil cidadão – “Chico Borges”.

Homenagem: Homem público, de relevante serviço prestado à sua cidade.

Gratidão: Lição de vida, honestidade e seriedade integram a sua personalidade.

Herança: Amor ao próximo, homem de fé e trabalho, faz das palavras de Sto. Agostinho “Em tudo amar e servir”.

Este evento histórico é importante, pois soma mais uma quadra esportiva para os moradores em seus momentos de entretenimento e lazer.

Por outro lado, o acontecimento nos transporta para descrever a trajetória sociopolítica de sua caminhada em sua terra.

Queremos mostrar nesta retrospectiva um ideal vivido, de garra, esperança e recado: Não é qualquer derrota que derruba a sua força empreendedora do compromisso com a vida em todos os âmbitos Agradecemos a deus e a São Francisco de Assis de que ele é tão devoto, por esta oportunidade e que a luz da esperança ilumine todos os seus caminhos.

Nossos votos de uma vida longa e feliz, com saúde, para a felicidade de todos nós.

 

Biografia do Homenageado

Francisco Alberto Borges(Chico Borges), Filho de Manoel Borges de Andrade e Raimunda Pereira Borges, Nasceu no dia 24 de outubro de 1924, na cidade de Morada Nova.

Teve sua escolaridade primária no Ginásio Santo Antônio em Quixadá.

Iniciou o ginásio na Escola Monsenhor Tabosa, em Morada Nova. Destacava-se entre os demais como ótimo aluno e amigo de todos.

Na sua vida estudantil conheceu seu grande amor, Capitulina Ana de Jesus Borges. Casaram-se no dia 15 de junho de 1946 e constituem hoje uma vida a dois amorosa e feliz. Entende que toda família deve ser ambiente de partilha, perdão, amor e compreensão.

No começo da vida matrimonial, o casal passou por dificuldades, mas sempre juntos e otimistas, enfrentaram e venceram as diversidades, formando uma família feliz. Deste matrimônio nasceram 6 filhos.

Francisco Lealberto Borges, Francisco Alberto Borges, Francisca Leonete Borges, Francisca Leonice Borges, Francisco Adalberto Borges, Francisca Leoneide Borges.

Assumiu a família com dedicação e decvelo, baseando-se nos valores humanos cristãos, herdados pelos seus antepassados, dando continuidade e aperfeiçoamento.

Preocupado em assegurar a continuidade dos estudos dos seus filhos, os transferiu para Fortaleza, após concluírem o primário em Jaguaretama.

Exerceu com heroísmo as dificuldades, dedicando aos filhos a educação e a formação moral.

Contava com apoio de sua companheira no dia-a-dia como conciliadora e mãe dedicada.

O casal goza atualmente de ampla estima entre a população local, demonstrando esta afetividade pelos seus mais de 200 afilhados e compadres em todo o município de Jaguaretama.

É um homem de muita fé e tem como devoção Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Assis.

Fez um voto em sua vida de visitar uma vez por ano o santuário de São Francisco de Assis em Canindé.

Fiel a esse compromisso até o presente momento, cumpre esse ideal cristão e como honra e agradecimento colocou o nome de Francisco em todos os seus Filhos por uma promessa recebida.

Participa regularmente da festa da padroeira de Nossa Senhora da Conceição de Jaguaretama, tem uma profunda intimidade com a mãe de deus nossa mãe da humanidade, mãe da família.

Podemos dizer: Há algo de especial no olhar do Senhor Chico Borges, que reflete forte brilho, conhecido como pessoa de fé e louvor.

Seus hábitos: Quando criança, quase não brincou, iniciou-se cedo a trabalhar quando adulto, usou por muito tempo boné e chapéu, atualmente usa chapéu, nordestino forte, não cultivou nenhum vício, entre os passeios de que gosta é o banho de açude, vaquejada, no geral é muito caseiro, mantém uma vida simples e pacata.

Atividade que Exerce

Iniciou-se a sua independência financeira como comerciante no ramo de loja, e posteriormente transporte coletivo, o seu 1° caminhão misto, conduzindo os passeios de Fortaleza para Jaguaretama e vice-versa.

Negociava por muito tempo na compra de oiticica, algodão e gado como grande pecuarista. E ainda fazendeiro, comerciante e pecuarista administrando as suas fazendas.

Possui grandes laços de amizades e experiência vivida de jornadas de trabalho, que com seus méritos foi eleito e reeleito o prefeito por duas legislaturas. Desde 1966 a 1970 e teve como sucessor Aciro de Alencar, no período de 1970 a 1972. De 1972 a 1976 foi a reeleição de Francisco Alberto Borges.

É reconhecido por seus amigos como um homem de bem e um chefe de família exemplar. Conta com o amor e a gratidão de seus filhos pelo empenho ao trabalho. É grande orgulho de todos os descendentes e agregados da Família Borges.

 

Destacamos no período de sua

Legislatura

 

Construiu 14 escolas (sendo 12 ele e 2 Aciro)

Avenida Marilândia

Ginásio 29 de Agosto

Prédio Público “cadeia”

Diversos açudes

O antigo matadouro (hoje funciona restaurante)

Reformou a antiga Prefeitura (hoje é o Poder Legislativo)

Aquisição de várias máquinas agrícolas

A primeira energia em 1973 no período do governo César Cals

Iniciou o calçamento e a pavimentação de ruas em paralelepípedo

Merenda escolar era entregue na própria escola

Prioridade nos eu governo Educação e Saúde

Na época deu maior cobertura ao Mobral

E na saúde foi o período da meningite. Desenvolveu a campanha na luta pela vacina para a população.

Durante este período de governo, a prefeitura contava com pequenos recursos, região pobre, castigada pela intempéries climáticas da seca, trabalhava com muitas dificuldades.

Homem íntegro, despojado de qualquer sentimento de orgulho, de ambição, de deslealdade. Um cidadão extremamente honesto, que soube transmitir as suas qualidades aos seus filhos.

Líder Político respeitado, as sua tarefas eram assumidas com responsabilidade, buscando sempre o entendimento, o respeito pelos outros.

Saía para as reuniões políticas locais a fim de ouvir a comunidade, mas nunca usufruiu desses cargos em proveito próprio e nem ludibriava as pessoas com promessas.

É autêntico nas atitudes e decisões, Figura humana de voz firme e bem audível, que denota vigor e vontade de trabalhar.

É receptivo a todos em sua hospitalidade em sua casa no trato informal com as pessoas. Na hora das refeições ocasionalmente aparecem visitas que são convidadas com naturalidade para entrarem e sentarem à mesa. Ocupa a cabeceira da mesa e cercado pela grande família ao redor.

Tem o costume de dormir cedo e acordar cedo. O 1° Café é feito por ele e levado para a sua esposa “Mimosa” ainda deitada na cama.

Durante toda a sua vida trata os moradores da fazenda como amigos e mantém relações de solidariedade entre as pessoas que transcendem as relações de emprego.

As diferenças sociais são poucas acentuadas, dotado de um padrão que pouco difere de seus subalternos.

Hoje aos 74 anos bem vividos e ciente de seu dever cumprido, “Para que tanta luta e tanto desgaste físico”? A natureza é sábia e por sua natureza é necessário que seu ritmo de trabalho seja reduzido juntamente com sua esposa.

Vive trabalhando mas sempre coloca a família acima dos bens materiais.

Incansável jamais soube o que eram férias, aposentado junto com sua companheira admirável, poderia usufruir melhor a vida, passeando, visitando amigos, filhos e outras formas de lazer.

Continua fiel a sua opção pelo trabalho mesmo contrariando os filhos.

Homem forte, gestos humildes, silhueta erguia, cabelos grisalhos. É portador das virtudes de lealdade, só tem amigos, nunca fez inimigos, nem mesmo quando atuava na política.

É um grande amigo, suas noras, seus genros, dedica grande amizade, consideração e respeito.

 

 

ANTÔNIO GRANJA

DEPUTADO