VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 446/2021

 

“DENOMINA DE JAVAN RODRIGUES DE SOUSA A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO ASSENTAMENTO CONCEIÇÃO, SITUADO NO DISTRITO DE SALITRE, NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ/CE”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica denominada de Javan Rodrigues de Sousa a escola estadual de ensino médio localizada no Assentamento Conceição, situado no Distrito de Salitre, no Município de Canindé.

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

EDILARDO EUFRÁSIO 

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 


JAVAN RODRIGUES DE SOUSA, nasceu em 15 de agosto de 1915, na cidade de Itapajé, sendo filho de Rosendo Rodrigues de Sousa e Maria Ferreira de Sousa. Aos 25 anos casou-se com Maria Coelho de Sousa, conhecida como Mariinha, no dia 17 de julho de 1940, juntos constituíram uma grande família com 16 filhos.

No dia 20 de julho de 1970, uma doença traiçoeira e silenciosa tirou a vida de sua esposa. Nessa época, o homenageado morava nas terras dos Figueredos e no dia primeiro de dezembro de 1960 solicitou moradia ao senhor João Figueredo, que residia na Fazenda Piabas. O pedido foi aceito e, no dia nove do mês e ano mencionado acima, trouxe sua família para este local e junto com os filhos fez uma imensa barraca, onde morou até construir sua casa.

Depois de dois anos viúvo, com 58 anos de idade, no dia 18 de julho de 1972, casou-se com Ana Elias de Sousa, que tinha 32 anos e com a mesma teve mais 07 filhos, sendo que no primeiro matrimônio teve 16, adotou 04 filhos e criou dois netos, totalizando 29 filhos.

Javan foi um homem muito alegre, evangélico, que fazia todos rirem com as suas brincadeiras e seu jeito alegre. Deixou um grande legado marcado com simplicidade e muita luta, configurando-se como um exemplo para todos os filhos, netos, bisnetos e tataranetos que são muitos e espalhados por todos os estados do nosso país, principalmente no Ceará, Pará, São Paulo e Amazonas.

O Sr. Javan reunir sua grande família em agosto para comemorar seu aniversário e ficava muito feliz em ver seus familiares de todos os cantos do Brasil. Javan, sempre foi um homem de muita saúde, teve uma vida dura e difícil, mas nunca desanimou, pois sempre acreditou em Deus e, embora cansado pelo excesso de trabalho e açoitado pelo sol quente do sertão, foi um exemplo de vencedor pela confiança e fidelidade que sempre teve as suas origens, criando os filhos com muito esforço e tornando-os cidadãos e homens do bem.

Javan, faleceu no dia 16 de maio desde ano, próximo de completar 107 anos e deixando toda a família sofrida e ao mesmo tempo surpresa, pois, mesmo diante de sua longevidade, sempre foi um homem saudável, nunca foi dependente de nenhum vício, seja fumo, álcool ou qualquer outro, tampouco teve nenhuma doença crônica e não costumava tomar nenhum medicamento.

Em razão do exposto, se propõe o presente Projeto de Lei, objetivando denominar a escola de ensino médio em questão de ´´Javan Rodrigues de Sousa``, razão pela qual solicito o apoio dos Nobres Pares na pretendida aprovação deste Projeto.

 

 

EDILARDO EUFRÁSIO 

DEPUTADO