PROJETO DE LEI N.º 425/2021¨
“DENOMINA SALA IZAÍRA SILVINO O FOYER DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ APROVA:
Art. 1º Fica denominada de Sala Izaíra Silvino o foyer do Theatro José de Alencar.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
RENATO ROSENO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Na tarde do dia 14 de agosto de 2021, um dia antes de completar 76 anos, a maestrina, compositora, professora e ex-regente do Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC) Izaíra Silvino faleceu vítima de câncer. Natural de Baturité, Izaíra iniciou na música como bandolinista, ainda na infância. Bacharel em Direito pela UFC, licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e mestre em Educação pela UFC, foi regente de vários corais e comandava o Coral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato).
A artista foi uma figura importante do movimento coralista de Fortaleza, que teve o seu auge na década de 1980. Entre 1981 e 1989, Izaíra foi regente do coral da UFC. Como regente, prezou pela valorização da música brasileira, especialmente a nordestina; e também foi uma militante da multiplicação dos corais pelo estado, ajudando, inclusive, a fundamentar a proposta pedagógica que hoje embasa a formação de professores de música da UFC.
Em 2020, a artista foi homenageada como uma das personalidades do ano pelo prêmio Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares. Em vídeo divulgado na época da campanha, ela celebra sua carreira. “Mergulho na música e não morro afogada. Essa sou eu: Izaíra Silvino. Quando o cearense ganha o mundo, o mundo ganha”.
Reconhecendo, então, sua importância em nosso ambiente artístico e acadêmico, bem como sua profunda relação com a música cearense – além de seu incansável compromisso com nossas manifestações culturais ligadas ao canto popular -, apresentamos este projeto de lei propondo uma nova denominação para o Foyer do Theatro José de Alencar, que passaria a se chamar Sala Izaíra Silvino. Trata-se de uma justa homenagem a uma mulher que tanto fez por nossa tradição musical.
RENATO ROSENO
DEPUTADO