VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 419/2021

 

“RECONHECE COMO DE DESTACADA RELEVÃNCIA HISTÓRICO-CULTURAL DO ESTADO DO CEARÁ, A BANDA DE MÚSICA FILARMÔNICA SÃO JOSÉ DO MUNICÍPIO DE BARBALHA”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Fica a Banda de Música Filarmônica São José do Município de Barbalha, reconhecida como de destacada relevância histórico-cultural do Estado do Ceará.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

FERNANDO SANTANA

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

A Filarmônica São José foi fundada no ano de 1948 e permanece ativa até os dias de hoje. São 73 anos de existência e história cultural, promovendo a formação de músicos e o lazer, participando de inúmeros eventos na cidade de Barbalha, desde festas populares de padroeiros, atos cívicos, religiosos e outros.

A banda de Música Filarmônica São José pertence ao Círculo Operário São José de Barbalha. É composta de 30 músicos, entre eles jovens, crianças, adultos, pai, filhos e irmãos.

Em seus primeiros anos, a banda era composta de trabalhadores,como barbeiros, pedreiros, sapateiros, alfaiates entre outros, que compatibilizavam seus horários de trabalho com a música. Tratando-se de um município do interior, distante dos grandes centros culturais, onde existiam escolas de música, é importante ressaltar a vocação artística desses trabalhadores revelada em sua capacidade de leitura de partituras e no domínio de instrumentos musicais.

O Círculo Operário via na Banda uma forma de promoção institucional e econômico da entidade, a partir da arte e da cultura, capaz de gerar recursos através da sua contratação para diversos eventos. Apesar das dificuldades de se estabelecer economicamente, com o tempo a Filarmônica ganhou projeção e estabilidade no campo musical com a implantação de sua Escola de Música, que tinha como alunos, preferencialmente, os membros do Círculo Operário e seus filhos.

A Filarmônica São José, ao longo dos anos de existência, despertou entre os jovens da cidade o gosto pelo estudo de música, cujas aulas tinham como professores os trabalhadores que dela já faziam parte.A formação musical das novas gerações garantiu a sobrevivência da banda no decorrer desse tempo, motivando jovens que integraram seus quadros a optarem pelo curso superior de música, tornando-se profissionais.

Em razão do exposto e da importância da Banda Musical Filarmônica São José, nada mais justo que seja reconhecida como de relevância histórico-cultural do Estado do Ceará.

 

 

FERNANDO SANTANA

DEPUTADO