VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 411/2021

 

“DENOMINA DE JOSÉ HUGO CÂMARA MONTEIRO COÊLHO A CE - 169, QUE LIGA A SEDE DO MUNICÍPIO DE TEJUÇUOCA AO MUNICÍPIO DE CANINDÉ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Fica denominada de “José Hugo Câmara Monteiro Coêlho (Dr. Zé Hugo)” a CE - 169, que liga a sede do município de Tejuçuoca ao município de Canindé.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

EDILARDO EUFRÁSIO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

José Hugo Câmara Monteiro Coêlho "Zé Hugo", nasceu em Fortaleza, em 16 de fevereiro de 1941,  primeiro filho, de oito, de Elvira Câmara Coêlho e de Oswaldo Fonsêca Coêlho, e faleceu em Canindé, em 13 de junho de 2014.

Desde criança, destacava-se por seu espírito empreendedor. Habilidoso e criativo, construía os próprios brinquedos e liderava as brincadeiras. Quando adolescente, no quintal de sua casa erguia pombal, casa de taipa, quadra de esporte, na época de inverno, cultivava milho, feijão, macaxeira e batata doce. No sítio em que morava, promovia eventos sociais, tipo tertúlia, serestas, queima de judas, jogos de futebol e voleibol.

 Foi o criador do Menfis Clube, no bairro de Antônio Bezerra. Nos estudos, formou-se em Técnico de Contabilidade, na Fênix Caixeiral e, depois, em Direito, pela Universidade Federal do Ceará. Profissionalmente, foi caixa do Bank Of London e, posteriormente, auditor fiscal do estado do Ceará. O espírito empreendedor o conduziu para a vida rural, iniciado após a aquisição da Fazenda Frios, no município de Canindé.

Logo se destacou e passou a participar da Cooperativa Agrícola de Canindé. Depois enveredou no meio de comunicação, ao adquirir a Rádio Jornal de Canindé. Conhecendo o seu dinamismo, seu tio Fonsêca Coêlho, então deputado estadual buscou seu apoio. Logo percebeu que Canindé estava carente de uma administração pública capaz de prover o seu desenvolvimento. Logo se engajou e, em 1992, foi eleito prefeito, a exemplo de seu avô materno, José Cipriano Carneiro Monteiro, que foi prefeito de Quixeramobim. Pai presente na vida de seus quatros filhos, Derlano Pinheiro Coêlho e Darlano Pinheiro Coêlho (e de Celina Pinheiro Coêlho); Danilo Viana Coêlho e Elvira Viana Coêlho (e de Maria de Fátima Viana Coêlho).

 

 

EDILARDO EUFRÁSIO

DEPUTADO