PROJETO DE LEI N.º 400/2021
“DENOMINA VALDEMIRO GOMES CAMELO UMA ARENINHA QUE SERÁ CONSTRUÍDA NA LOCALIDADE DE JUÁ, NO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA”.
.A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º – Fica denominada Valdemiro Gomes Camelo uma areninha que será
construída na localidade de Juá, no Município de Irauçuba.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Sala das Sessões, de agosto de 2021
ACRÍSIO SENA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Valdemiro Gomes Camelo era natural do município de Itapajé-CE. Nasceu no dia 05 de julho de 1913. Filho de agricultores (José Euclides Camelo e Maria Gomes Camelo), herdou de seus pais esse grande espírito de luta pelo trabalho. Foi casado apenas uma única vez com a senhora Maria da Conceição Pinto Vasconcelos, onde tiveram 6 filhos (Sendo 5 mulheres e 1 homem). Residia na Rua Inácio Fernandes Filho, nº 31, Centro, Distrito de Juá, no município de Irauçuba-CE.
Viveu dignamente e foi um dos fundadores da feira livre do nosso distrito. Trabalhador, desde muito jovem, foi empreendedor, comerciante, feirante, marchante e agricultor. Desde muito cedo a sua empatia aos moradores da comunidade foi aflorada, recebendo muito bem em sua casa os visitantes de outros municípios e localidades nos períodos de festas da Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Dentre suas contribuições para a comunidade do distrito de Juá, sua grande marca foi matar a sede dos moradores, lhes garantido a segurança hídrica por longos períodos de estiagem, onde forneceu e abastecia água através de dois cacimbões próprios construídos manualmente na década de 80, cuja profundidade era de aproximadamente 12 metros, onde levou vários meses para a sua conclusão. Teve uma vida longa. Faleceu aos 101 anos, no dia 02 de fevereiro de 2015 onde faltavam apenas 4 meses para completar 102 anos. Manteve sua lucidez até os últimos anos de sua existência. Sua memória permanece viva na história do distrito de Juá, pois foi um exemplo como cidadão, esposo e pai, além de ter sido, também, uma referência de trabalho e de uma vida digna
ACRÍSIO SENA
DEPUTADO