VOLTAR 

PROJETO DE LEI N.º 397/2021

 

“DENOMINA DE PROFESSOR GILMAR DE CARVALHO O MUSEU DE ARTE POPULAR DOS MESTRES E MESTRAS DA CULTURA DO CEARÁ”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ APROVA:

 

Art. 1º Fica denominada de Professor Gilmar de Carvalho o Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

RENATO ROSENO

DEPUTADO ESTADUAL

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O jornalista, escritor e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho (Sobral, 1949 - Fortaleza, 2021) foi um dos mais destacados intelectuais do nosso estado. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, instituição à qual serviu por mais de três décadas formando centenas de alunos e produzindo importantes estudos e pesquisas que ajudaram a traduzir e dar visibilidade ao universo das tradições culturais cearenses em suas mais variadas dimensões.

Bacharel em direito e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Gilmar foi professor do Departamento de Comunicação Social e integrante do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Como estudioso da nossa cultura popular, abordou temas como a obra de Patativa do Assaré e a tradição da rabeca cearense, além de desenvolver pesquisas em ateliês xilográficos da região do Cariri, como a Lira Nordestina em Juazeiro do Norte, acompanhando a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes.

Gilmar faleceu aos 71 anos no último dia 17 de abril, vitimado pela Covid-19, depois de lutar por mais de 15 dias pela vida numa Unidade de Terapia Intensiva. Em 2021, lançaria mais um livro, chamado “Poéticas da voz - Aboios, benditos, cantoria, cordel, emboladas, loas, saraus, torém, trovas”. Sua morte foi lamentada por diversos segmentos da sociedade cearenses: artistas, gestores culturais, jornalistas e acadêmicos. "A cultura brasileira perde um de seus mais dedicados colaboradores, e a cultura do Ceará o seu mais competente tradutor", afirmou a curadora e pesquisadora de artes visuais Dodora Guimarães em entrevista à imprensa.

Reconhecendo, então, sua importância em nosso ambiente artístico e intelectual, bem como sua profunda relação com a história e a memória, além de seu incansável compromisso com a pesquisa sobre nossa cultura popular, apresentamos este projeto de lei propondo que o Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará seja denominado de Museu Professor Gilmar de Carvalho.

O novo equipamento será implantado pela Secretaria de Cultura (Secult) no antigo Museu de Arte e Cultura Popular, localizado no prédio da antiga Emcetur, no Centro de Fortaleza. Em texto publicado no site da Secult no dia 18 de abril de 2021, o secretário de Cultura Fabiano Piuba explicou que nos últimos dois anos, vinha conversando com Gilmar sobre a implantação do Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará.

“Vamos instalar no museu desativado da Emcetur. O Gilmar tinha sido convidado para ser o curador e pensar conosco o projeto museológico. Este museu é uma luta dele e será também um legado seu”, afirmou o secretário.

Diante da perda inestimável que a morte de Gilmar representou para nossa cultura e do projeto anunciado pela própria secretária, entendemos que a denominação do equipamento seria uma justa homenagem a quem tanto nos ensinou e nos revelou sobre nós mesmos

 

 

RENATO ROSENO

DEPUTADO ESTADUAL