PROJETO DE LEI N.º 355/2021
“DECLARA COMO DE DESTACADA RELEVÂNCIA HISTÓRICO-MATERIAL DO ESTADO DO CEARÁ A PONTE METÁLICA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE IGUATU”.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º - Fica declarada como Destacada Relevância Histórico-Material do Estado do Ceará a Ponte Metálica, localizada no município de Iguatu.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
MARCOS SOBREIRA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
A ponte ferroviária metálica é considerada o cartão-postal da cidade de Iguatu, um símbolo do desenvolvimento local, bem como um desafio para a Engenharia. Foi construída por engenheiros ingleses, enquanto os operários abriam picadas e instalavam trilhos, aguardava-se a chegada das peças da Inglaterra e a montagem demorou quase seis anos.
A ferrovia provocou profundas mudanças na urbanização desta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, e impulsionou o seu crescimento econômico e social. Após a chegada dos trilhos e inauguração da Estação de Trem, em 1910, era preciso construir a ponte sobre o Rio Jaguaribe, vencer o vão livre e dar prosseguimento à Estrada de Ferro em direção ao Sul do Estado.
A ponte metálica ferroviária sobre o Rio Jaguaribe, segundo documento histórico da extinta Rede Férreo foi feita pelo engenheiro César Albuquerque Marques, da companhia inglesa "South American Railway Construction Company Limited". "A mencionada obra, que na época foi um marco da engenharia, foi construída e projetada pela companhia inglesa e as estruturas metálicas fabricadas em Liverpool", recorda César Albuquerque.
Sobre a estrutura a ponte metálica sobre o Rio Jaguaribe consta de dois vãos em arco com 80 metros cada, totalizando 160 metros de extensão. Foi inaugurado em 23 de janeiro de 1916, onde possibilitou o tráfego ferroviário para o distrito de José de Alencar e teve a estação inaugurada em 30 de março de 1916.
Em 2010, ocorreu o centenário da chegada do trem a esta cidade. A ferrovia trouxe o crescimento da antiga Vila da Telha, impulsionando a economia e favoreceu o transporte de passageiros, bem como produtos oriundos da agropecuária. Ganhava-se tempo e dinheiro com a substituição do transporte de mercadorias em animais para uso dos vagões puxados por uma máquina a vapor, a Maria Fumaça.
A população reconhece os avanços conquistados com o progresso que alavancou a economia da época e hoje tem a Ponte Metálica, como um ponto turístico da cidade de Iguatu.
Assim sendo, considerando a importância do presente projeto solicitamos aos nobres pares o apoio para a sua aprovação.
MARCOS SOBREIRA
DEPUTADO