VOLTAR

PROJETO DE LEI N.º 342/2021

 

“DENOMINA DE FRANCISCO SIDIMAR FERREIRA SOMBRA O TRECHO ENTR. BR-116 (RUSSAS)- DISTRITO DE PEIXE, NO MUNICÍPIO DE RUSSAS/CE, COM EXTENSÃO DE 1294KM NA RODOVIA CE-522”.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

 Art. 1º Denomina de Francisco Sidimar Ferreira Sombra o trecho entr. Br-116 (Russas) - Distrito de Peixe, no município de Russas/Ce, Com extensão De 1294km na Rodovia Ce-522.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

 Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

 

 

ORIEL NUNES FILHO

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Francisco Sidmar Ferreira sombra, conhecido como Cid Ferreira nasceu no dia 5 de outubro de 1969 no Distrito de São João de Deus no município de russas na região do Vale do Jaguaribe cearense. Ainda criança sua família foi morar no sítio São José do lagamar na zona rural de Jaguaruana e posteriormente para a Cidade de Aracati. Aos 18 anos Cid Ferreira ingressou na Marinha do Brasil onde serviu nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Depois da sua saída das forças armadas Cid ingressou no Rádio primeiro em Tauá na região dos Inhamuns e depois em Aracati.

No início dos 90 finalmente Cid Ferreira regressou a sua cidade natal Russas onde iniciou sua fase de maior sucesso na carreira radiofônica militando nas rádios Araibu FM, Progresso AM, Riomar FM e Somzoom Sat de Russas FM onde estava atuando até a sua precoce morte em 6 de abril de 2021 por complicações da COVID-19. Como locutor de programa político Cid Ferreira marcou seu nome em Russas e toda região do Vale do Jaguaribe principalmente na firmeza da sua fala em defesa da população na busca dos seus direitos. Cid também se destacou como um comunicador que ajudou muitas pessoas carentes com suas campanhas inclusive na construção da casa própria para tais necessidades. Cid também exerceu as funções de assessor de imprensa nas prefeituras de Rússia e Quixeré.

Cid foi uma bandeira forte junto com então vereador da Câmara Municipal de Russas, João Paulo Moreira na luta pela construção dessa estrada que liga o centro de Russas ao Distrito do Peixe, fazendo jus a homenagem de dá nome a essa importante via de acesso deste município. Cid Ferreira com sua morte deixou viúva dona Leoneide com quem foi casado por 12 anos e seu filho Rian de 10 anos. Esse foi um pequeno relato de um cidadão que deixou seu legado como um grande defensor do povo na sua função de radialista.

 

 

ORIEL NUNES FILHO

DEPUTADO