VOLTAR

PROJETO DE LEI N.° 30/2021

 

¨DENOMINA DE VEREADOR CHICO QUINCAS A ARENINHA A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE¨.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominado de “VEREADOR CHICO QUINCAS” a Areninha a ser construída no município de Várzea Alegre.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

MARCOS SOBREIRA

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Apresentamos a presente proposição que homenageia ao senhor Francisco Bezerra Quincas, por justa e merecedora de enaltecimento público e formal.

Francisco Bezerra Quincas nasceu de uma família pobre no sítio São Vicente, município de Várzea Alegre, tendo treze irmãos cujos pais são: Joaquim Bezerra Quincas e Luíza Alves de Lima.

Chico Quincas, como é conhecido desde os tempos de menino, casado em primeiras núpcias com Dona Lizieux, de cuja união nasceram os filhos Joaquim, Ivan e Mundinha “in memorian”; e, com a perda da esposa, veio a se casar com Dona Almira, casamento que perdura até os dias atuais. Do segundo casamento nasceram os filhos Francisco (Fanta), Maria Aparecida (Lala),Telma, Lizieux, Cecília, Raimundinho, Marconio, Luíza e Lizziane.

Chico Quincas carrega em sua extensa biografia, além dos feitos materiais que o faz digno e merecedor desta digna condecoração, uma marca indelével em seu caráter que o fez e faz diferente, desde os dias de criança, como amigo, irmão, bom filho que foi, excelente pai, a marca da humildade. Esse traço lhe é característico e o reconhecimento é inconteste. Ainda assim, foi Chico Quincas um líder em todos os momentos de sua vida.

Chico Quincas nasceu em berço rural, conhecendo desde a infância as dores e sofrimentos de uma família que tem de tirar deste nosso solo árido o sustento adequado da família. Foi homem do comércio, da indústria, sem jamais se separar do apego ao campo e todas as vicissitudes.

Chico Quincas fez recentemente noventa anos e recebeu da família uma justa homenagem. Um homem que construiu essa trajetória, que juntou os frutos de dois casamentos e os criou com amais sublime igualdade e amor, pode se dar ao luxo de ser homenageado e reconhecido como pai que foi e exemplo em tudo, o pai que jamais lançou mão de uma simples palmada em qualquer dos filhos, porém impõe respeito a todos, admiração e obediência apenas com o olhar singelo ainda nos dias atuais.

Reunido com o cunhado Antão e o amigo Lázaro Gonçalves Pinho, ao contemplar aquela várzea impressionante no riacho do Peri Peri, germinou na mente destes três homens a ideia de uma indústria que pudesse manter no campo jovens que àquele tempo outro não era o sonho a não ser sofrer em São Bernardo do Campo. Foi aí que nasceu a Cerâmica Peri. Um sonho que nasceu, cresceu, floresceu, enfrentou dificuldades, porém jamais deixou de prestar os relevantes serviços ao povo de Várzea Alegre. Detalhe foi ali mesmo no Peri Peri, separado do São Vicente apenas pelo Riacho, que Chico Quincas viu aquele sonho familiar se tornar realidade, atravessar o tempo, os choques – e foram tantos – e hoje, ali no sítio Varzinha, resiste pagando imposto, gerando empregos, fornecendo bens essenciais ao desenvolvimento local e regional.

Hoje, possui Chico Quincas uma família que carrega no DNA o traço do empreendedorismo. Seus filhos, munidos de uma qualidade que a genética tratou de incrustar como característica sólida, a simplicidade, são todos empreenderes e a marca de Chico Quincas se espalha em nossa cidade e atravessa as divisas do Ceará. Aliás, não se sabe se o traço genético é tão somente no que tange ao empreendedorismo ou ao caráter, retidão, bondade e cidadania.

Chico Quincas ainda foi político, ofício que exerceu em sua plenitude com a mais cristalina certeza de que, do ponto de vista econômico, sempre foi de muito prejuízo, porém, se portou na certeza única de servir ainda mais o seu povo. Apesar de jamais ostentar qualquer traço de soberba por haver integrado o poder legislativo de Várzea Alegre, Chico Quincas muito se orgulha desta nobre função, tanto nos mandatos mais recentes, quantos naqueles onde o vereador trabalhava sem qualquer tipo de remuneração. Talvez nesse tempo, o múnus fosse até mais prazeroso, não se cansa de proferir Chico Quincas. Igualmente orgulhoso foi para Chico Quincas o exercício de presidente da Câmara de vereadores de Várzea Alegre, ofício que exerceu com a mesma retidão e simplicidade de sempre. Hoje, para Chico Quincas, não se sabe qual o maior dos seus prazeres, o certo é que nenhum deles traz suntuosidade ou ostentação, mas se alegra quando vê reunida sua família, se compraz ao acolher o seu irmão Messias, gosta de um carteado e curte a calçada do comércio de Telma, sua filha. É bem verdade que lamenta, e muito, não poder mais descer a ladeira do hospital Santa Maria e ver Dr. Iran sentado naquele parapeito, fumando, jogando conversa fora naqueles momentos de folga do seu amigo eterno. Esses momentos ainda lhe fazem falta até os dias de hoje.

Submetemos a apreciação do presente projeto aos nobres pares, esta justa homenagem que se eternizará com a denominação da Areninha “Vereador Chico Quincas”.

 

 

MARCOS SOBREIRA

DEPUTADO