“FICA INSTITUÍDA NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA”.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica incluído no calendário oficial de eventos do Estado Ceará, a festa de São Sebastião no Município de Nova Olinda.
Parágrafo Único – A data comemorativa a que se refere o caput deste artigo será celebrada, anualmente, no dia 20 de janeiro.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 28 de junho de 2021.
RAFAEL BRANCO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
“Salve
o nosso Santo Padroeiro
Foi soldado e foi guerreiro
Mas lutou só pelo bem.
São Sebastião lutou no exército
de Deus também, e não bastou”
As festividades religiosas e sociais do padroeiro de Nova Olinda se estendem
até o dia 20 de janeiro, dia em que se comemora o dia de São Sebastião, também,
data da instalação da Paróquia no município de Nova Olinda que neste ano marca
41 anos da instalação paroquial.
Uma semana antes é feito o corte e a retirada do lenho no sítio Queimados, aproximadamente 13 km da zona urbana. O mastro de 15 metros é carregado nos ombros de fiéis fervorosos movidos pela crença de que a bandeira erguida sobre o pau em frente a matriz representa um sinal de fé cristã pelo exemplo deixado pelo mártir São Sebastião.
A busca do pau da bandeira de São Sebastião remonta ao início do século XX por volta do ano de 1910, pouco tempo depois da construção da capela de São Sebastião, que se deu no fim do século XIX, pelo colono Bento Ferreira principal de todos os colonos dessa terra, que fez um apelo ao Mártir São Sebastião pedindo pelo livramento de todos os membros de sua família do surto de cólera que atacava a região.
E assim se estende até os dias de hoje, devotos de São Sebastião, pedindo por livramento da seca, de enfermidades, e pagando promessas, se deslocam até a zona rural da cidade em busca do mastro para que nele seja hasteada a bandeira de nosso padroeiro São Sebastião.
Por fim, a festa de São Sebastião é esperado a cada ano como muita devoção e alegria tanto pelos munícipes como devotos da região e estados de nossa federação.
RAFAEL BRANCO
DEPUTADO