PROJETO DE LEI N.º 287/2021
“DENOMINA DE “LUIS CORDEIRO DE MIRANDA” A RODOVIA CE-350, DO TRECHO DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE (CE-065) ATÉ O DISTRITO DE TUCUNDUBA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA/CE, COM EXTENSÃO DE 15 KM”.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Artigo 1º. – Fica denominado de “LUIS CORDEIRO DE MIRANDA” a Rodovia CE – 350, do trecho do município de Maranguape (CE-065) até o Distrito de Tucunduba, localizado no Município de Caucaia/Ce, com extensão de 15 km.
Artigo 2º. – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
ÉRIKA AMORIM
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA:
Luis Cordeiro de Miranda, filho de José Cordeiro de Miranda e de Mariana da Conceição Fernandes, era natural de Açores em Portugal. Sua família chegou ao Brasil no ano de 1889, onde passaram a residir na Cidade de Maranguape. Ao passar dos anos Sr. Luis ou “Marinheiro Luis” como era popularmente conhecido na região, tornou-se grande latifundiário e suas terras eram localizadas em Caucaia, no Distrito de Tucunduba.
Marinheiro Luis, muito solidário em tempos difíceis, ajudou o povo sertanejo, radicados no interior do Município de Caucaia. Por ser dono de inúmeras faixas de terras, acolhia todos que procuravam por moradia ou algum tipo de serviço.
Casou-se com Maria Amélia Nunes de Miranda e tiveram 11 filhos. Seus descendentes tornaram-se grandes políticos nas cidades de Caucaia e Maranguape. Sr. Luis veio a falecer na data de 02 de julho de 1959 em Fortaleza.
ÉRIKA AMORIM
DEPUTADA